DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Edemir José Pulita Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Brasília

Resumo

O debate sobre o valor da ciência e do conhecimento científico tem sido destacado em toda a modernidade. Atualmente, a reflexão sobre a construção do conhecimento tem sido inflamada diante de novos padrões e paradigmas trazidos pela efervescência e profusão das mídias comunicacionais. As Ciências Humanas e Sociais que já brigavam pela cientificidade dos seus objetos, processos e resultados são impactadas sobremaneira. A pesquisa em educação, em suas diferentes dimensões, mostra-se acanhada, necessitando formulações que busquem explicar e respaldar suas ações. Diante disso, este artigo pretende problematizar questões que julgamos essenciais para a pesquisa na área da educação, apresentando uma proposta epistemológica para a construção de conhecimento.193

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemir José Pulita, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Brasília

Graduado em Filosofia (UNIOESTE) e Psicologia (UEL), Mestre em Engenharia de Mídias para Educação (CONSÓRCIO EUROMIME - França, Portugal e Espanha; revalidado pela Faculdade de Educação da UnB) e Doutorando na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.192

Downloads

Publicado

31-10-2016

Como Citar

PULITA, E. J. DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9428. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino