O ENSINO POR MEIO DE CICLOS: UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende Secretaria do Estado de Mato Grosso- SEDUC-MT
  • Igor Araújo de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em descrever o percurso do ensino por meio de ciclos em diferentes tempos e locais, bem como a compreensão teórica das principais propostas e concepções desse modelo de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa através da revisão bibliográfica de artigos e documentos oficiais que tratam da escolaridade em ciclos. Após o levantamento bibliográfico, pode-se constatar que, a proposta dos ciclos foi inserida em um período em que a educação brasileira estava em “crise”, com altos índices de fracasso escolar. Entretanto, cabe ressaltar que, os ciclos de aprendizagem são uma forma de reorganizar o tempo e o espaço escolar, bem como a prática pedagógica, num processo contínuo, respeitando a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagem do aluno.

Palavras chaves: Modelo educacional. Escolaridade em ciclos. Origem dos ciclos. Propostas da escola ciclada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende, Secretaria do Estado de Mato Grosso- SEDUC-MT

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC/MT. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Coordenador pedagógico na rede pública de ensino do estado de Mato Grosso. Escola Estadual 19 de Dezembro, município de Nova Ubiratã, Rua Maranhão, n. 1550, CEP: 78888-000.

Igor Araújo de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

31-10-2016

Como Citar

RESENDE, T. R. P. S.; SOUZA, I. A. de. O ENSINO POR MEIO DE CICLOS: UMA BREVE RETOMADA HISTÓRICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9721. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino