MODOS DA SILOGÍSTICA: PROVAS DE VALIDADE E INVALIDADE EM ARISTÓTELES
Abstract
O presente trabalho visa expor os métodos de prova utilizados por Aristóteles na silogística. Por um lado, serão expostas as técnicas para provar silogismos válidos, isto é, as provas diretas e as indiretas. As provas diretas são reduções de silogismos imperfeitos a silogismos perfeitos (àqueles da primeira figura), através do uso de conversões de proposições e inversão da ordem em que aparecem as premissas. Já as provas indiretas se utilizam, ou de redução ao absurdo, ou da técnica conhecida por ekthesis (exposição). Por outro lado, também será explorada a refinada técnica de rejeição de candidatos a silogismos, isto é, a eliminação de silogismos inválidos a partir de contraexemplos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.