SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O HABITAR POÉTICO E A SUBJETIVIDADE
Abstract
A obra do filósofo alemão Martin Heidegger é conhecida por suas contundentes críticas à técnica, compreendida como o caráter da época em que vivemos. O dizer que se pretende, infinito da técnica, capaz de tudo dizer, o seu nomear incessante mesmo daquilo que não pode ser nomeado é oposta a escuta atenta do ser. A história da metafísica enquanto onto-teo-logia, e a elevação da subjetividade à regra de medida absoluta, embora sendo eventos diferentes, convergem no total esquecimento do ser. É aí que aparece a figura do poeta, fundador de mundo, que convocado pelo ser nos convoca a estar à espera. A partir da discussão com a filosofia hegeliana e os adventos teóricos, como a psicanálise, que constituem uma reviravolta na noção histórica de homem, tentaremos apontar a crítica feita por Heidegger ao humanismo em algumas fases do seu pensamento, especialmente na que se caracteriza por uma reflexão sobre a poesia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.