CRÍTICA AO GEOCENTRISMO E DEFESA UNIVERSO INFINITO
Abstract
Giordano Bruno (1543-1600) pensador italiano que discute na secunda metade do século XVI a validade da cosmológica vigente, apoiada no modelo aristotélico-ptolomaico. A critica, inicialmente, fundamenta-se nas idéias de Nicolau Copérnico (apresentadas na obra Revolutionibus publicada em 1543). A tese heliocêntrica copernicana permanece com elementos da cosmologia aristotélica como a noçáo de um universo finito. Bruno diferentemente de Copérnico faz uma distinçáo entre mundo e universo e defende a idéia de um universo infinito e a existência de inumeráveis mundos, elementos esses que iráo compor a sua própria cosmologia. A temática é apresentada em especial em duas obras: La Cena de le Ceneri e Sobre o Infinito, o Universo e os Mundos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.