O SER-COM COMO COMPARTILHAMENTO DA VERDADE DO SER-AÍ
Abstract
O presente trabalho busca analisar a questáo da compatibilidade entre os diversos modos de ser propostos por Martin Heidegger no decorrer de suas obras. A principal compatibilidade a ser buscada nesse trabalho consiste na análise comparativa entre o ser-aí e o ser-com. Planeja-se esquadrinhar as conjecturas analíticas e existenciais para saber como é possível que ambos sejam, concomitantemente, desvelamento de verdade. Descreve-se como o ser-com pode ser tido como a variante coletiva do ser-aí sem que se comprometa a validade anti-fundacional das assertivas ontológicas heideggerianas, colocando-o, também, como forma de desvelamento da própria verdade. A partir das diversas compreensáo de ser (seja individual ou coletivamente postas) é que se desenvolve a análise comparativa dos demais modos de ser comparativo. Tal análise finda por desembocar no impessoal, que seja analisado como forma inautêntica coletiva do ser, e que gera certas imprecisões de determinaçáo na filosofia heideggeriana, a qual será perscrutada sob o viés metodológico anteriormente citado, buscando encontrar a compatibilidade entre esses diversos modos de ser (aparentemente) desencontrados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.