PARA ALÉM DA TRAGÉDIA: A ARTE NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO NIETZSCHE
Abstract
Nietzsche em O Nascimento da Tragédia (NT) irá definir a arte a partir de uma reflexáo sobre a Grécia Homérica, abordando a arte sob a ótica do que para Nietzsche foram os dois deuses gregos da arte: Apolo e Dionísio. Tal concepçáo está indissoluvelmente associada à metafísica schopenhaueriana e a arte wagneriana. Após a publicaçáo de Humano Demasiado Humano, Nietzsche rompe com Wagner e Schopenhauer, tecendo uma nova abordagem acerca da arte. Náo mais com as vestes da arte wagneriana, nem tampouco com o peso do pessimismo schopenhauriano. Dando a arte à leveza necessária para poder rir de si mesma, através de uma sabedoria contemplativa, de um "distanciamento estético", como resposta ao pessimismo e ao niilismo resultantes de uma visáo trágica do mundo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.