O HOMEM-PREOCUPADO
Resumen
Para o filósofo marxista tcheco Karel Kosik, o século XX foi caracterizado pela profunda alienaçáo da humanidade, alienaçáo engendrada pelo fisicalismo positivista, que transformou os homens em meros manipuladores de máquinas, instrumentos e mesmo de outros homens. Tal transformaçáo marca a transiçáo da concepçáo de trabalho da filosofia clássica alemá (Hegel) à concepçáo do trabalho como preocupaçáo (Heidegger). O homem-preocupado é, pois, o sujeito acríticamente inserido nas relações e processos sociais; denota o sujeito “ocupado com”, “pré-ocupado com” suas obrigações sociais, econômicas, políticas; aliás, preocupaçáo é “transposiçáo subjetiva de realidade do homem como sujeito objetivo” (KOSIK), isto é, é o indivíduo constantemente voltado para fora de si, para as obrigações impostas pela sociedade, e assinala, em última instância, a submissáo do sujeito aos padrões externamente impostos, os quais o alienam e dificultam qualquer açáo de si sobre si mesmo. Ante o exposto, este trabalho tem o objetivo de lançar alguma luz sobre a problemática da preocupaçáo a partir da discussáo kosikiana apresentada na Dialética do Concreto, posto que tal problemática seja importante para pensarmos a sociedade e os homens contemporâneos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.