A RESPOSTA CÉTICA DE HUME À RAZÃO TEOLÓGICA DE DESCARTES
Resumen
O ceticismo se tornou uma forte influência nos pensadores modernos. Filósofos como Pascal, Espinosa, Descarte e Hume beberam da fonte cética e tiveram por conseqüência o seu pensamento influenciado por eles. Descartes por exemplo, tomou para si os argumentos céticos e os aprofundou em uma dúvida hiperbólica. Seu objetivo com isso era vencer o ceticismo extremado em sua época e mostrar que a razáo proporciona a única forma de podermos conhecer verdadeiramente os objetos. Outro representante do pensamento cético e que se posiciona como um deles é o Filosofo Escocês David Hume. Observamos em sua obra uma clara critica ao posicionamento racional de Descartes e seus herdeiros como Nicolas de Malebranche. Para ele a resposta racional de Descartes náo solucionou as próprias questões postas por ele sobre o ceticismo. Pelo contrário, para solucioná-la o mesmo recorreu a uma soluçáo externa a razáo. Neste artigo, portanto, temos como objetivo principal mostrar que: A) Através da análise de Hume, sobre a soluçáo de Descartes para vencer os argumentos céticos mostrar que os mesmos estáo centralizados em uma soluçáo ontológica teológica e B) para vencer a dúvida hiperbólica estabelecida pelo filosofo francês, constatamos que o mesmo, apenas, o aprofundou abrindo caminho para novos problemas na modernidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.