MECANICISMO E POLÍTICA DE CONTENÇÃO EM HOBBES
Resumen
Em linhas gerais, o presente artigo visa mostrar como, ao contrário da interpretaçáo de Leo Strauss (que afasta das bases da pol[itica hobbesiana toda influência da ciência moderna e atribui a Hobbes o título de 'fundador do liberalismo moderno'), os postulados gerais acerca do comportamento humano em Hobbes pode ser entendidos como o resultado da aplicaçáo de princípios científicos na consideraçáo do homem e de suas paixões naturais que conduzem à formaçáo do Estado. Nesse registro, nosso artigo visa mostrar como a interpretaçáo de Strauss sobre as bases, a gênese e a finalidade do Estado [civitas] e de seu soberano poder [summa potestas] parece ser incompatível com as causas que Hobbes aponta como sendo as causas que levam os homens a constituírem o Leviatá.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.