A Avaliação da Aprendizagem na Organização de Eventos: um estudo de caso

The Assessment of Learning in Event Organization: a Case of Study

  • Eveline Porto Sales Aguiar Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Acarati/CE, Brasil
  • Stella Maria Carvalho de Melo Professora do curso de Secretariado do Instituto Federal do Piauí – IFPI, Teresina/PI, Brasil
  • Conceição Nubenia Rodrigues Gadelha Tecnóloga em Hotelaria pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE, Aracati/CE, Brasil

Resumo

A realização de eventos, seja qual for a sua tipologia demanda tempo, preparo e sobretudo conhecimento teórico, que podem ser adquiridos em um ambiente de educação. Assim, esta pesquisa buscou unir verificar como os alunos do Curso de Extensão “Festas & Recepções: a arte de servir à mesa” do IFCE Aracati-CE avaliaram o aprendizado com a teoria e prática de organização de eventos. O curso atendeu a 21 alunos, todos da comunidade externa e sua avaliação final teve como atividade a organização de um evento prático, organizado pelos próprios discentes. Trata-se uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de campo, focada em um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com os alunos que organizaram o evento prático. As perguntas investigaram o tempo destinado para as aulas teóricas e práticas; metodologia de ensino; tempo para planejamento do evento; entre outros. Constatou-se que os alunos ficaram muito satisfeitos com o curso, mostrando que suas habilidades na organização de eventos foram aprimoradas com essa capacitação. Assim, esta pesquisa representou um estudo relevante para a área de Turismo e Eventos, e foi satisfatória para compreender a importância de um Curso voltado à prática de eventos.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizado. Eventos. Prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Porto Sales Aguiar, Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Acarati/CE, Brasil

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos na Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação (UECE) e Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Ex-Professora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC - Aracati – CE) do curso de Turismo e Hospitalidade. Ex-professora efetiva do curso Técnico em Guia de Turismo no Instituto Federal do Piauí - Campus São Raimundo Nonato. Atua desde 2008 como Professora Tutora do sistema Universidade Aberta do Brasil / IFCE. Desde 2011 professora efetiva do Instituto Federal do Ceará- Campus Aracati, nos Cursos Técnico em Eventos e Tecnólogo em Hotelaria e sólida experiência nas coordenações dos Cursos Técnicos em Eventos e Guia de Turismo.

Publicado
02-12-2019
Como Citar
SALES AGUIAR, E. P.; CARVALHO DE MELO, S. M.; RODRIGUES GADELHA, C. N. A Avaliação da Aprendizagem na Organização de Eventos: um estudo de caso. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 7, n. 2, p. 260-278, 2 dez. 2019.
Seção
Artigos