Uma análise do antigo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem a partir do Complexo Turístico do Porto das Dunas, Fortaleza/Brasil
An analysis of the old Brazilian System of Classification of Accommodation Facilities from the Porto das Dunas Tourist Complex, Fortaleza/Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID19603Resumo
Nesse trabalho propõem-se analisar os requisitos recomendados pelo Ministério do Turismo do Brasil (MTur) para a classificação da tipologia resort no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) nos três empreendimentos hoteleiros, auto classificados de resorts, que fazem parte do complexo turístico do Porto das Dunas em Fortaleza, Ceará, Brasil. Para tal, buscou-se verificar quais requisitos do SBClass são atendidos pelos resorts desse empreendimento, a partir da Matriz de Classificação do SBClass. Na metodologia utilizou-se a pesquisa documental e de campo, com abordagem qualitativa e método netnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram um (01) questionário contendo dez (10) questões, e a Matriz de Classificação - Tipologia Resort do MTur. A coleta de dados aconteceu a partir de 66 avaliações postadas na plataforma do TripAdvisor, entre março a maio de 2018. A análise dos dados foi realizada por meio do método netnográfico no qual obteve-se um percentual para o atendimento dos requisitos de: infraestrutura, serviços e sustentabilidade, respectivamente: 86%, 83% e 100% de itens obrigatórios presentes nos três resorts do complexo turístico do Porto das Dunas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).