A produção científica em Turismo e Trabalho

uma subárea em formação?

Autores

  • Ivan Conceição Martins da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Natasha Ribeiro Bantim Durães
  • Marina Hastenreiter Silva
  • Claudia Corrêa de Almeida Moraes
  • Aguinaldo Cesar Fratucci

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID27460

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar criticamente a produção científica sobre trabalho e turismo dos principais periódicos brasileiros de Turismo, a partir dos títulos, resumos e palavras-chave dos textos selecionados. Se por um lado observa-se uma desarticulação histórica da academia para consolidação de conceitos, categorias e espaços de discussão para esse tema, por outro, ele aparece com urgência na realidade e vem sendo abordado com destaque nos últimos tempos. A metodologia utilizada consistiu de uma revisão sistemática da literatura sobre os temas “trabalho no turismo” e “trabalhadores do turismo”, tendo como parâmetros pesquisas publicadas, entre 2016 e 2020, em periódicos científicos brasileiros da área do Turismo classificados pelo Qualis Capes 2013-2016 entre as categorias A1 e B5.  Foi realizada a leitura interpretativa e crítica de 2388 resumos no total. Como resultados, 117 abordavam turismo e trabalho, o que representa 5% da produção total – e esse número inclui toda pesquisa que tenha abordado alguma questão sobre trabalho e turismo, ainda que não como objetivo principal. Os textos analisados demonstraram que muitas pesquisas ignoram os temas “trabalho” e “trabalhadores”, mesmo quando se propõem a analisar diferentes agentes sociais (stakeholders, instâncias de governança, redes) ou aspectos fundamentalmente ligados aos trabalhadores (como serviços, hospitalidade, produtos). Entretanto, as pesquisas que abordam “trabalho” e “trabalhadores” apresentam ampla diversidade de temas de pesquisa e de categorias profissionais contempladas – confirmando a complexidade e relevância dessa subárea de pesquisa. Assim, esperamos que a presente pesquisa seja um primeiro passo para caracterizar e consolidar a subárea Turismo e Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Ribeiro Bantim Durães

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Mestre em Turismo (UFF). Especialista em docência (UCAM) e em recursos humanos (FGV). Bacharel em turismo (UFF) e administração (UFRRJ). Coordenadora Técnica do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer - ETEJK-FAETEC.

Marina Hastenreiter Silva

Mestre em Turismo (UFF). Docente do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

Claudia Corrêa de Almeida Moraes

Doutora em Geografia pela Unesp, Mestre em Comunicação Social pela USP, Licenciada em História pela Unicamp e Bacharel em Turismo pela PUC Campinas. Docente/pesquisadora FTH/UFF e vice-líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Territórios/UFF.

Aguinaldo Cesar Fratucci

Doutor e Mestre em Geografia PPGEO/UFF. Professor Associado FTH/UFF e Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Territórios/UFF.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

CONCEIÇÃO MARTINS DA SILVA, I.; RIBEIRO BANTIM DURÃES, N. .; HASTENREITER SILVA, M.; CORRÊA DE ALMEIDA MORAES, C. .; CESAR FRATUCCI, A. . A produção científica em Turismo e Trabalho: uma subárea em formação?. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2022v10n3ID27460. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/27460. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)