Contribuições Teóricas e Metodológicas da Produção Científica sobre Observatórios de Turismo:
Uma Análise Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30823Resumo
O presente estudo objetiva investigar a produção científica sobre a literatura de observatórios de turismo, levantando informações contidas nos trabalhos selecionados para elaboração de um panorama geral sobre o tema. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir da seleção da palavra-chave “observatório turismo” e suas variações em português, inglês e espanhol, buscadas em 5 bases de dados distintas. No total, 22 artigos publicados entre os anos de 2015 e 2021 foram selecionados para análise neste trabalho. Observou-se que a maior parte dos artigos possui abordagem qualitativa e utilizam como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários. Foram apontados ainda os periódicos que mais publicaram sobre observatório de turismo, bem como as localidades mencionadas pelos artigos como objetos de análise. Identificou-se também uma pluralidade de temáticas relacionadas a observatórios de turismo, como: governança, gestão, planejamento, sistema de informação, conhecimento científico, entre outros. A partir da apreciação das contribuições teóricas e metodológicas dos artigos, constata-se que os observatórios de turismo, mais que facilitadores, são ferramentas primordiais para o desenvolvimento do turismo, entretanto, necessitam do trabalho em rede, inovação em gestão de dados, produção de conhecimento científico e reconhecimento legitimado para formulação de políticas públicas e tomada de decisões adequadas à realidade dos destinos turísticos.
Palavras-chave: observatórios de turismo; revisão sistemática da literatura; desenvolvimento turístico; gestão do turismo; conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).