Contribuições Teóricas e Metodológicas da Produção Científica sobre Observatórios de Turismo:

Uma Análise Sistemática da Literatura

Autores

  • Laissa Pacheco Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Osiris Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Letícia Cynara Santos-Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30823

Resumo

O presente estudo objetiva investigar a produção científica sobre a literatura de observatórios de turismo, levantando informações contidas nos trabalhos selecionados para elaboração de um panorama geral sobre o tema. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir da seleção da palavra-chave “observatório turismo” e suas variações em português, inglês e espanhol, buscadas em 5 bases de dados distintas. No total, 22 artigos publicados entre os anos de 2015 e 2021 foram selecionados para análise neste trabalho. Observou-se que a maior parte dos artigos possui abordagem qualitativa e utilizam como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários. Foram apontados ainda os periódicos que mais publicaram sobre observatório de turismo, bem como as localidades mencionadas pelos artigos como objetos de análise. Identificou-se também uma pluralidade de temáticas relacionadas a observatórios de turismo, como: governança, gestão, planejamento, sistema de informação, conhecimento científico, entre outros. A partir da apreciação das contribuições teóricas e metodológicas dos artigos, constata-se que os observatórios de turismo, mais que facilitadores, são ferramentas primordiais para o desenvolvimento do turismo, entretanto, necessitam do trabalho em rede, inovação em gestão de dados, produção de conhecimento científico e reconhecimento legitimado para formulação de políticas públicas e tomada de decisões adequadas à realidade dos destinos turísticos.

Palavras-chave: observatórios de turismo; revisão sistemática da literatura; desenvolvimento turístico; gestão do turismo; conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laissa Pacheco, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora-bolsista no Observatório do Turismo de Niterói (RJ)

Osiris Marques, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor. Professor Associado da Faculdade de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil. 

Letícia Cynara Santos-Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Observatório do Turismo do Maranhão. 

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

PACHECO, L.; MARQUES, O.; SANTOS-SILVA, L. C. Contribuições Teóricas e Metodológicas da Produção Científica sobre Observatórios de Turismo:: Uma Análise Sistemática da Literatura. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n2ID30823. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30823. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos