Recursos e Atrativos Naturais na Região Turística Baixada Verde (RJ): Uma Análise Sobre o Município de Magé
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID34609Palavras-chave:
Planejamento Turístico, Inventário da Oferta Turística, Atrativos Naturais, Baixada Verde, MagéResumo
A Baixada Fluminense tem sido estigmatizada pelo seu histórico de descaso público, violência e insegurança. Desde o ano de 2017 os gestores públicos dos municípios da região em parceria com o Observatur Baixada Verde têm se reunido com a intenção de mudar a imagem da região e promover o seu desenvolvimento por meio do turismo. Um dos resultados dessa parceria foi a realização do inventário turístico do município de Magé, considerado uma das etapas do planejamento turístico. Diante dos dados levantados, o presente trabalho tem como objetivo analisar os recursos e atrativos naturais de Magé, pontuando as suas fragilidades e potencialidades. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises documentais, assim como técnicas de observação, visitações in loco para o mapeamento dos atrativos, marcação das coordenadas no GPS Essentials, aplicação de formulários (INVTUR-MTUR) e criação de um banco de imagens. Para análise dos dados e elaboração de um diagnóstico sobre Magé, foi construída uma Análise SWOT. Como resultados, as principais fragilidades identificadas foram a falta de sinalização turística dos elementos naturais, crimes ambientais nas Unidades de Conservação e ausência de fiscalização ambiental. Como potencialidades, a maioria dos atrativos apresentaram capacidade para o desenvolvimento do turismo nas seguintes segmentações turísticas: turismo de aventura, turismo pedagógico, ecoturismo e de lazer; além da possibilidade de criar circuitos incluindo os atrativos naturais e culturais, e roteiros integrados com os municípios circunvizinhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).