REPERTÓRIOS EM REDE: O CASO DA MOBILIZAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS EM UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA ¹ / REPERTOIRES IN NETWORK: THE CASE OF A CIVIL PUBLIC ACTION DEVOTED TO PROTECT TWO SEATURTLES SPECIES

  • Clara Crizio de Araújo Torres UFES
  • Eliana Santos Junqueira Creado UFES
  • Ana Cecília Campos UFES
  • Pedro Lukas Trindade de Freitas UFES
Palavras-chave: Conflitos socioambientais, teoria ator-rede, agências humanas e não-humanas

Resumo

O artigo  constitui   uma   análise   da iniciativa e   do   texto   de   uma ação civil  públicaimpetrada contra as empresas Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) e Petróleo TransporteS.A.   (TRANSPETRO),   cujo pedido inicial   solicitou a  elaboração   de   um   Plano deRecuperação de Área Degradada (PRAD) e um Plano de Desmobilização do terminal deóleo (TEREG) situado em Regência Augusta, vila de pescadores situada no municípiode Linhares, ES, e que também engloba área encravada dentro da Reserva Biológica deComboios (REBIO Comboios). O TEREG localiza-se também em região contínua àpraia com área de desova de duas espécies de tartarugas marinhas, a Caretta caretta e aDermochelys coriacea, ambas com o estatuto de vulneráveis do ponto de vista global,conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Noinstrumento jurídico analisado, houve a mobilização do ambiente, em especial das duasespécies de seres não-humanos mencionadas, dentre outros agentes humanos e não-humanos,   direta   ou   indiretamente   envolvidos   na   ação   e   em   seus   possíveisdesdobramentos.O ponto de vista teórico do artigo parte de abordagens como a de redes sociotécnicas(LATOUR, 2000; 2004), arenas ambientais (HANNIGAN, 2009), e de redes ontológicas(ALMEIDA, 2013), em diálogo com a produção brasileira, dentro das Ciências Sociais,que têm como tema os conflitos socioambientais (por exemplo, LOSEKANN, 2013). Aação civil pública (ACP), em si, por outro lado, foi considerada como uma situaçãosocial (van VELSEN, 1987), parte de um contexto socioambiental mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-10-2017
Como Citar
TORRES, C. C. DE A.; CREADO, E. S. J.; CAMPOS, A. C.; DE FREITAS, P. L. T. REPERTÓRIOS EM REDE: O CASO DA MOBILIZAÇÃO DE DUAS ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS EM UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA ¹ / REPERTOIRES IN NETWORK: THE CASE OF A CIVIL PUBLIC ACTION DEVOTED TO PROTECT TWO SEATURTLES SPECIES. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 49, p. 75-96, 9 out. 2017.
Seção
DOSSIÊ 49