A CONCEPTUALIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO EVIDÊNCIA DA COGNIÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34290Palavras-chave:
Cognição Social, Frames, Fake NewsResumo
O presente trabalho se insere na discussão da compreensão da linguagem humana em sua dimensão individual e social, abordando as bases ontológicas e os aspectos biológicos e sociais da cognição. A Linguística Cognitiva, desde seu advento, posiciona a linguagem como intrinsecamente ligada a outros processos sociocognitivos, como a interação e a perspectivação. Morato (2019a) identifica desafios na pesquisa cognitiva, incluindo a superação do naturalismo, a relação entre linguagem e cognição, e a interdisciplinaridade. Michael Tomasello (2003, 2019), destaca-se nesse campo ao explorar a ontogenia da psicologia humana e sua relação com aspectos sociais e culturais. Diante disso, este artigo tem como objetivo mostrar, a partir dos estudos sociocognitivos, a construção do frame de fake news como evidência da cognição social. A pesquisa se concentra em comentários do curso online “Cidadania digital e leitura crítica", disponível no Portal TEC Sala de Aula, oferecido para professores da educação básica entre 2018 e 2021. Estes comentários oferecem uma perspectiva valiosa sobre como a cognição social influencia a compreensão e disseminação do conceito de "fake news", indicando que o entendimento desse fenômeno é influenciado pela cooperação, perspectivação e experiências individuais e sociais.
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