UMA ORDEM DO DISCURSO:
ALGUNS PROCEDIMENTOS DE EXCLUSÃO NA CAMPANHA “O BRASIL QUE EU QUERO”
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2020v2n1ID20465Palavras-chave:
Discurso. Silenciamento. O Brasil que eu quero.Resumo
No Brasil, um dos acontecimentos que marcou o ano foram as eleições, em especial, a eleição para o novo presidente. Nesta ordem discursiva em torno das eleições, a Rede Globo lança a campanha “O Brasil que eu quero”, na qual telespectadores de todas as regiões do Brasil deveriam gravar um vídeo curto informando o que esperavam que mudasse no país. Assim, percebemos que alguns vídeos de telespectadores descontentes com algum problema que assola sua cidade/bairro foram silenciados da programação dos telejornais da referida emissora. Nesse interim, alguns desses vídeos silenciados pelos telejornais da Rede Globo ganharam popularidade graças à plataformas digitais como o YouTube. Dessa maneira, ancorados em alguns postulados do filósofo francês Michel Foucault, dentro de uma perspectiva da Análise do Discurso francesa, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise discursiva a partir de dois vídeos que foram excluídos da programação oficial da Rede Globo e que “viralizaram” na internet.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Saridh – Linguagem e Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.