POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

As produções serão submetidas à análise da equipe editorial e à apreciação do conselho consultivo da revista que, em seus pares, conforme sistema double blind review, emitirão parecer favorável ou não à respectiva publicação, com base em critérios determinados, quais sejam:

  1. o texto submetido apresenta discussão ou apanhado em consonância com a temática do atual volume da revista;
  2. o texto traz uma discussão autêntica e original e comprova incursão científico-bibliográfica em torno de um objeto;
  3. o texto está organizado e disposto conforme a diretrizes gerais da ABNT para a organização da produção científica e com rigorosa observância às regras para submissão ao volume atual da revista;
  4. o texto apresenta consistência teórica e revela domínio da literatura;
  5. a metodologia utilizada é adequada aos objetivos pretendidos;
  6. as análises (quando houver) apresentam consistência com os objetivos traçados e rigor metodológico e sinalizam conclusões não redundantes e produtivas.

A equipe editorial, de posse dos pareceres, encaminhará mensagem aos autores, atribuindo (na ocorrência do item 2) prazo de até 25 dias para apresentação de uma nova versão do texto. 

Em havendo um parecer contrário, conforme expresso no item 3, a equipe editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor ou parecerista ad hoc.

Na ocorrência do item 2, aos organizadores se reserva o direito de verificar se as alterações apontadas/sugeridas foram devidamente atendidas e/ou justificadas. Em caso afirmativo, uma vez de posse de nova versão da produção, a equipe editorial enviará mensagem de aceitação definitiva do trabalho.

Todos os artigos passarão por avaliação ad hoc, exceto aqueles que ao passarem pela avaliação preliminar da equipe editorial apresentem a consistência em qualidade e o aprofundamento teórico-metodológico esperados e suficientes para emissão de parecer de aprovação/aceitação. 

Uma vez recebendo indicação de aceite e tendo sido os textos avaliados já encaminhados à fase de edição, ficam eles cedidos, integralmente, à publicação no respectivo volume e número do periódico, não podendo, portanto, os autores, declinar de sua publicação ou recusar o andamento dos trabalhos de divulgação do material pela Revista Saridh.

A leitura e apreciação dos pareceristas serão instrumentos que auxiliam diretamente a tomada de decisão por parte da equipe editorial sobre o aceite integral, o aceite parcial (e condicionado às alterações e modificações sugeridas para o aprimoramento da produção) e a recusa.

O declinar do aceite para apreciação do texto estará atrelada à impossibilidade do membro do conselho consultivo ou parecerista ad hoc em conduzir a leitura em função de:

  1. não se sentir qualificado para analisar o artigo;
  2. não ter disponibilidade de qualquer ordem ou natureza para proceder com a apreciação;
  3. notar qualquer forma de identificação ou marcação de autoria no texto recebido de forma que o vincule a conhecidos, pessoais com quem possa ter qualquer relação ou grau de proximidade que, de alguma forma, incuta efeito de parcialidade na emissão de avaliação.

Em todos os casos, a equipe editorial deverá ser notificada imediatamente.

Uma vez a captação do texto (submetido a qualquer das modalidades de publicação) sendo feita mediante convite (autor convidado), o trâmite de avaliação do material ficará sob a responsabilidade da equipe de editores, a qual se responsabilizará pela emissão de decisão final sobre aceite ou recusa da produção.