Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto é resultado de estudo acadêmico-científico e sua disposição, organização e conteúdo obedecem ao conjunto de boas práticas científicas, observadas na dimensão das afirmações, análise e discussão empreendidas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os textos, objetos de submissão, assim como toda comunicação entre editores, avaliadores e autores/proponentes serão recebidos e feitos diretamente via OJS. As produções devem ser submetidas, com rigorosa observância e estrito atendimento aos prazos, estipulados em chamada determinada pelo periódico, e às diretrizes gerais de submissão, conforme expresso nesse projeto editorial. A disposição de forma dos textos deve seguir, com rigor, às diretrizes de submissão aqui apresentadas.

Considera-se autor todo aquele diretamente envolvido nas etapas de produção do trabalho, independentemente da modalidade do texto ou da seção a que ele se destina, e cujo nome aparece manifesta e expressamente escrito e acoplado à produção em espaço e em especificações destinadas a esse fim.

Editoriais

Os editoriais são textos de natureza acadêmico-científica, dispostos como artigos e alcançados por convite e parcerias firmadas com pesquisadores com reconhecido histórico de atuação científica, em nível de graduação e de pós-graduação, no Brasil ou no exterior. 

A apresentação de textos nessa modalidade segue às diretrizes expressas no conjunto ‘Diretrizes par Autores’ da seção ‘Artigos’. Sua extensão não deve ultrapassar o montante de 8 (oito) páginas de texto, sem resumo e palavras-chave.

Artigos

Discussões – As discussões oportunizadas no artigo, assim como nas entrevistas e nos relatos de experiências profissionais, devem incidir sobre a produção e problematização de conhecimentos científicos voltados à elaboração, reflexão e discussão teórico-metodológica de práticas e saberes que dizem respeito à área de linguagem e discurso, congregando estudos, experiências e pesquisas desenvolvidas sob a égide de diferentes vertentes de investigação linguística. As produções podem mobilizar, sobretudo em suas partes de análise, objetos e abordagens que congregam discussões na interface dos campos linguísticos, literários, midiáticos, filosóficos, institucionais, jurídicos.

Título – Deve ser conciso, em caixa alta, em negrito e em fonte Times New Roman tamanho 12, centralizado e com espaço simples entre linhas, seguido de versão em inglês.

Autores – Inserir, abaixo do título, com alinhamento à direita, nome completo do(s) autor(es), em ordem direta, apenas com as iniciais maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Utilizar sequência de letras “i” como sobrescrito no sobrenome de cada autor, coautor, como nota de fim para identificar e apresentar a filiação institucional de cada um dos envolvidos. As informações devem aparecer na nota de fim (última página do texto) em fonte Times New Roman, tamanho 10, contendo titulação, vinculação institucional (centro/departamento/laboratório e instituição de trabalho ou de desenvolvimento de estudos e pesquisas), link de acesso ao currículo lattes, número de registro de ORCID e endereço de e-mail.

Resumo – Texto com o mínimo de 150 e máximo de 200 palavras, apresentando, conforme condições e tipologia inerentes ao gênero, os nortes teóricos e metodológicos da pesquisa, estudo, artigo. Deve conter até 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto e com iniciais maiúsculas. Deve-se evitar o uso de expressões, palavras compostas ou termos de sentido dúbio. O autor deve apresentar versão em inglês do resumo e das palavras-chave. Utilizar fonte de tamanho 10 no corpo do resumo. As expressões 'Resumo, Palavras-chave, Abstract e Keywords' devem estar em negrito e com inicial em maiúscula.

Introdução – Como parte inicial do texto deve, necessariamente, apresentar de modo objetivo a delimitação do assunto e questões tratadas, assim como os objetivos, a metodologia e os momentos vislumbrados na produção.

Desenvolvimento do trabalho – Apresenta a exposição verticalizada, ordenada e pormenorizada do assunto abordado. As seções e subseções podem ser usadas, considerando a disposição de seus títulos e subtítulos, para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

Deve-se respeitar os direitos autorais das imagens e outras propriedades intelectuais. Deve-se obedecer ao limite mínimo de 10 e máximo de 20 páginas. O layout da página deve ter 3,5 cm para a margem superior, 2,5 para as margens esquerda e inferior e de 3 cm para a margem direita.  Em todo texto, o tipo de letra deve ser Times New Roman, tamanho 12, com adentramento de 1.5 cm para marcação de parágrafos. Para exemplos, fragmentos, citações, apresentação de imagens e tabelas deve-se seguir as orientações gerais de NBRs específicas da ABNT, na sua versão mais atual. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser de 1,5.

Para as citações com mais de três linhas, fonte 11, espaço simples com recuo de 4 cm; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. Títulos, subtópicos ou tópicos do texto: sem adentramento, apenas com iniciais maiúsculas, em negrito.

É necessário numerar os títulos dos tópicos, subtópicos ou seções do texto, exceto introdução, conclusão e referências. Numerar títulos e subtítulos, de forma sequencial, utilizando o sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.1.1), sem atribuição de ponto entre o último numeral da sequência e a inicial da palavra do título da seção.

Figuras, ilustrações e imagens – Figuras, ilustrações, imagens, tabelas devem ser inseridos no texto, em uma única página, com espaçamento de 12 pontos antes. Não sendo possível dispor numa mesma página, forçar, portanto, quebra de página ou suar recurso do Word para quebra de seção.

Todos os títulos de figuras, ilustrações, imagens, quadros e tabelas devem ser centralizados se tiverem menos de uma linha. No caso de ter mais de uma linha, devem ser justificados com adentramento de 0.8 cm em cada lado. Tais títulos devem ser posicionados na parte superior, em fonte tamanho 8, negrito, com espaçamento de 6 pontos antes da figura. Não usar ponto final no título. Tais direcionamentos devem ser observados também quando da indicação das fontes. A não observância e o não atendimento desses pontos implicam na recusa da produção submetida e o impedimento desta para a consecução das fases de avaliação ad hoc.

Conclusões – As conclusões devem apresentar o leque de implicações e efeitos do estudo, artigo, investigação, para a área da pesquisa linguística, assim como devem situar objetivamente as contribuições e problematizações da proposta alcançadas na égide da relação entre linguagem e discurso. As conclusões devem corresponder diretamente aos objetivos do estudo.

Referências – As referências devem ser completas e seguir as diretrizes da ABNT: os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração e sem qualquer adentramento entre as linhas; o principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso. Título de livro, de revista e de anais, em itálico; título de artigo, em letra normal; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de seis toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c ... – imediatamente após a data.

Entrevistas

As entrevistas devem apresentar estrutura de texto corrido, dentro das especificações de conteúdo e estrutura (disposição, espaçamento, tipo e tamanho de fonte) mencionados na seção de artigos, alocando o nome dos envolvidos e vinculação institucional. O texto das entrevistas deve seguir o padrão pergunta-resposta e os autores – quem entrevista e quem é entrevistado – devem ser identificados em cada turno de fala pelas iniciais de cada nome, ou nomenclatura equivalente, em maiúsculas e em negrito. No caso de se optar pela apresentação dos nomes do entrevistado e do entrevistador, estes devem estar dispostos em negrito e apenas com iniciais em maiúsculas.

As entrevistas devem mobilizar perguntas e respostas, no formato pingue-pongue, alcançadas por escrito e sem necessidade de transcrição oficial de falas. Não há necessidade de elaboração de títulos e palavras-chave. O texto deve trazer um breve resumo discorrendo sobre as motivações, teor e contribuições da produção, de modo a justificar a importância de sua publicação no periódico. Neste resumo, devem ser apresentados os nomes dos autores com considerações sobre sua vinculação institucional e laboral.

Os proponentes que entrevistam e os destinatários que são entrevistados concordam e expressam total e irrevogável responsabilidade pelas afirmações, ideias, conteúdos de qualquer ordem ou natureza apresentados nesses textos. O padrão de submissão e as regras de apresentação do material à comissão editorial seguem o normativo detalhado nesse conjunto geral de diretrizes do periódico.

Recomenda-se que a extensão total do texto das entrevistas não ultrapasse o montante de 15 páginas.

Relatos de experiências profissionais

Os relatos de experiências profissionais constituem-se como espaço de amostragem e de apresentação de experiências pedagógicas – que estejam ou possam ter sido vinculadas a projetos de pesquisa, à extensão universitária, a projetos institucionais, sendo eles os mais variados e das mais diversas ordens, ou de cunho individual – que figurem como propostas já executadas por professores e pesquisadores em geral e no âmbito do ensino e da educação pública e privada e nas diferentes esferas e níveis da atuação docente.

A publicação de produções dessa modalidade, nos futuros números e volumes deste periódico, deve se assegurar nas especificações a, b, c, d, ef, dispostos na seção de políticas de submissão. No caso particular da especificação a, admite-se, para os relatos de experiências, a citação de até 5 nomes que figurem como autores responsáveis pela ação desenvolvida ou executada. Na hipótese de apresentação de mais de 3 nomes para a autoria da ação, dois deles devem, necessariamente estar vinculados à pesquisa em nível stricto sensu.

Seção livre

Destinam-se à Seção Livre artigos científicos que estejam em direta consonância com as diretrizes e linha de publicação do periódico. Serão aceitos artigos que versam e abordam a relação Linguagem e Discurso na discussão que empreendem e que, pela especificidade do apanhado teórico e do caminho metodológico que viabilizam, não figuram no escopo das chamadas temáticas abertas pela Revista Saridh.

Assim, para a Seção Livre, devem ser submetidos textos que se enquadram na modalidade de Artigo Científico com rigorosa atenção e obediência às diretrizes para autores, dispostas no conjunto das informações sobre disposição teórico-metodológica e de configuração do template de texto.

É reservado ao conselho editorial do periódico julgar a pertinência e presença dos textos submetidos na seção Seção Livre. Na eventual hipótese de um texto submetido a esta modalidade não poder figurar nesta seção, quer por discrepância de mérito, quer pela especificidade da discussão nele empreendida, é reservado ao conselho editorial decidir sobre sua disposição em seção compatível ou equivalente. Nesta situação, os autores receberão notificação formal para consulta e manifestação.  

Anais da Semana de Letras

Os Anais da Semana de Letras serão publicados em edições específicas e diretamente atreladas às edições do evento científico respectivo, realizadas segundo catálogo de eventos da Felcs/UFRN. 

A organização dos Anais segue o rigor da publicação periódica da Revista Saridh, obedecendo, portanto, às diretrizes de template oficial e à apreciação técnica designada nas diferentes modalidades de participação e/ou apresentação de trabalhos. 

Quando da apresentação de suas produções à publicação nos Anais, os autores devem observar e atender às diretrizes técnicas, de disposição e layout conforme expressas em template de texto divulgado pela organização do evento para cada modalidade. A organização do evento concede livre acesso à equipe editorial, técnica e de normatização e editoração eletrônica da Revista Saridh ao material objeto de publicação. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.