POLÍTICA DE SUBMISSÃO

As políticas de submissão de trabalhos – artigos, editoriais, entrevistas, relatos de experiências profissionais – da Revista Saridh (Linguagem e Discurso) estão dissolvidas no conjunto de diretrizes gerais para autores, nas considerações éticas para a publicação e na política de privacidade, expressamente atribuídas no escopo do periódico.

O periódico intenta promover a organização de números temáticos específicos, no escopo da área de atuação de seu funcionamento, bem como a sua ampla divulgação em meios eletrônicos e digitais. A organização dos números temáticos fica à critério e decisão do editor-gerente e da equipe editorial, a quem se reserva o direito de se reunir e deliberar sobre a caracterização de números e volumes, bem como sobre questões gerais de aceitação, recusa, manutenção, atualização e publicação das produções submetidas, convite de publicação a autores e pesquisadores externos.

Toda a submissão e comunicação com autores, editores e avaliadores é realizada diretamente via Open Journal System, ou em caráter excepcional, via endereço eletrônico do periódico. Para proceder com a submissão de trabalhos, o autor deve acessar o endereço (https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh), clicar em submissão e criar cadastro de acesso. A submissão das produções deve ser efetivada em obediência rigorosa às diretrizes gerais para essa seção, sendo consumada com o retorno, aos autores, de mensagem automática de confirmação de recebimento do pedido de submissão. Os textos submetidos devem estar em formato e disposição que atendam às seguintes direções:

  1. ter até três autores, um deles com titulação mínima de mestre e/ou com vínculo comprobatório de aluno/pesquisador stricto sensu, na área objeto da revista ou em área correlata.
  2. os autores com publicação já realizada em volume e número anterior da revista poderão proceder com nova submissão, desde que observado o interstício de um volume publicado, exceto quando se tratar de número e volume especiais ou quando convidados por membro da equipe editorial do periódico, ou ainda, quando o pedido de submissão for de texto de modalidade diferente. Um mesmo autor poderá submeter um único trabalho por volume.
  3. apresentar publicação em modelo que obedeça rigorosamente, no plano da formatação, da disposição de conteúdo e da incursão epistemológica, às normas e diretrizes gerais em vigor para o periódico. Uma vez sendo solicitadas adequações e revisões pelos membros da equipe editorial e/ou conselho consultivo, os autores se comprometem a providenciá-las no prazo recomendado.
  4. no caso das entrevistas, estas devem versar sobre problemática condizente com o escopo da revista ou mobilizar conteúdos, afirmações ou apanhado, de ordem teórica e metodológica, em estreito diálogo com o universo dos estudos acerca da linguagem e do discurso, ainda que sob qualquer aparato de conceitos ou vinculado a qualquer vertente de investigação linguística.
  5. o conteúdo das produções, a revisão ortográfica e sua formatação técnico-textual são de responsabilidade de seus respectivos autores e proponentes, podendo, à critério da decisão da equipe editorial, ser alterados, modificados no sentido de figurarem consoantes com as diretrizes para a disposição de forma e customização de layout do periódico. Toda e qualquer alteração feita pela equipe editorial, apoio técnico ou ainda pela equipe de normatização eletrônica e editoração figurará em versão da produção encaminhada na fase de leitura de provas.
  6. o estudo apresentado é uma produção autêntica, original e inédita, e não é objeto de submissão e/ou apreciação em outro periódico de igual natureza ou afim. No caso de produções que retomem outros trabalhos ou que tenham sido objeto de discussão, apresentação ou publicação, parcial, total ou de retomada, em outros domínios e veículos, devem trazer explicação objetiva no texto da mensagem de encaminhamento à submissão, bem como nota de rodapé, na primeira página do manuscrito submetido, com objetiva menção a essa situação. Nessa hipótese, à equipe editorial é reservada a decisão de manifestação de aceite, pedido de alteração ou recusa total da produção.

Inerente ao processo de submissão, todos os autores são imperativamente obrigados a observar e a checar a conformidade de seus textos, assim como atentar para as responsabilidades e implicações resultantes da submissão, aos itens que constam nessa proposta editorial. As submissões que não estiverem de acordo com as normas e diretrizes serão imediatamente devolvidas aos seus respectivos proponentes. Durante todo o processo de submissão, apreciação, avaliação, deferimento, não haverá nenhum custo para os autores e/ou proponentes.