MULTICONTEXTOS E COGNIÇÃO

AS INFLUÊNCIAS DOS DIFERENTES CONTEXTOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores

  • Nádson de Oliveira de Sousa Professor

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34547

Palavras-chave:

Multicontextos, Desenvolvimento, Plasticidade, Indivíduos

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender as influências que os multicontextos têm no processo de desenvolvimento cognitivo de indivíduos. A mesma tem uma abordagem qualitativa e configura-se como uma pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas informais, momentos de conversas e observações, tendo em vista que os sujeitos pesquisados foram crianças que vivem em diferentes multicontextos. O conceito de multicontextos aqui apresentado se refere aos contextos de vida nas esferas social, financeira, cultural e familiar. O desenvolvimento cognitivo de um indivíduo está relacionado a diversos aspectos de sua vida, desde questões neurobiológicas e hereditárias até o ambiente em que vive. Isso acontece devido à plasticidade, que pode ser entendido como um termo amplo que envolve o processo de modificação e adaptação do sistema nervoso. Evidenciou-se, por meio da análise de dados, que os multicontextos presentes na vida do indivíduo influenciam diretamente em aspectos do seu desenvolvimento cognitivo e até do seu desenvolvimento global. Também se viu que diversos fatores multicontextuais podem afetar no desenvolvimento cognitivo, como fatores familiares, financeiros, sociais, culturais e emocionais. Percebeu-se que os sujeitos com contextos mais favoráveis demostraram aspectos cognitivos mais desenvolvidos se comparados com os sujeitos de contextos desfavoráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA DE SOUSA, N. MULTICONTEXTOS E COGNIÇÃO: AS INFLUÊNCIAS DOS DIFERENTES CONTEXTOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34547. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34547. Acesso em: 21 nov. 2024.