Ensino de Contabilidade e Administração: configurações e demandas da aula expositiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n2ID16441

Palavras-chave:

aula expositiva, estratégias de ensino, aprendizagem.

Resumo

Objetivo: Analisar os elos da correspondência entre expectativas e experiência efetiva no empreendimento de aulas expositivas. Visou-se, igualmente, identificar os parâmetros de qualidade utilizados pelos alunos e egressos para avaliar a qualidade dessas aulas.

Metodologia: Pesquisa qualitativa de natureza exploratório-descritiva, esse estudo apoiou-se nos resultados de um levantamento (survey) realizado junto a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, além de egressos desses cursos nos últimos três anos. Não obstante o tema-eixo dessa investigação seja recorrente em pesquisas científicas, o recorte proposto nesse estudo foi diagnóstico.

Resultados: Apontam para a valorização da concepção pedagógica no cotidiano das práticas educativas, especialmente no planejamento das aulas expositivas. A expectativa revelada é que essas diretivas se orientem por paradigmas mais progressistas, focados na autonomia do sujeito, sua emancipação e realidade. As demandas apontadas na investigação reclamam o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas, mas igualmente, relacionais e emocionais, essenciais ao exercício profissional e social do indivíduo. Os dados de pesquisa encaminharam a conclusão de que o desempenho docente é valorizado por sua efetividade na incorporação às suas práticas dos objetivos norteadores do desenvolvimento das competências necessárias ou possíveis (dimensão intersubjetiva e relacional).

Contribuições do estudo: A investigação encaminha como contribuição, reflexões pontuais sobre a prática acadêmica, confrontando expectativas e práticas efetivas.

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Biografia do Autor

Yumara Lúcia Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós doutorado em Direitos Humanos-UFPE. Doutorado em Administração – UFBA. Mestrado em Ciências Contábeis – Fundação Visconde de Cairu. Líder dos grupos de pesquisa (CNPQ): GEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos / UFRPE (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8090213755992134 / www.gepdhtrabalho.com) e GEPM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Investigação Científica / UFRPE (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4875703666206864)

Helen Alves Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Educadora. Mestranda do PPGC – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA / UFRPE. 

Rafaela Maria José Bertino

Mestre em controladoria PPGC – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA / UFRPE. Docente universitária.

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Publicado

03-07-2019

Como Citar

VASCONCELOS, Y. L.; MENEZES, H. A.; BERTINO, R. M. J. Ensino de Contabilidade e Administração: configurações e demandas da aula expositiva. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 239–265, 2019. DOI: 10.21680/2176-9036.2019v11n2ID16441. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/16441. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)