Alfabetização financeira de estudantes do ensino superior: uma análise sobre a atitude, comportamento e conhecimento financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID35379

Palavras-chave:

Alfabetização Financeira, Finanças Pessoais, Orçamento Familiar, Gestão do dinheiro.

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar o nível de atitude, comportamento, conhecimento e alfabetização financeira dos estudantes do ensino superior.

Metodologia: foi aplicado um questionário por meio de uma plataforma digital online a uma amostra probabilística de 91 estudantes dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Contudo, destaca-se que a amostra entre cursos de graduação foi definida de forma intencional, por conveniência. Os dados foram analisados a partir da análise estatística descritiva e testes de correlação, normalidade e comparação entre grupos (U Mann-Whitney e Kruskal Wallis).

Resultados: Os resultados mostraram índices de alfabetização financeira acima de 60% para metade dos estudantes. Foi possível observar também que os entrevistados matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção detêm níveis de alfabetização financeira superiores aos estudantes dos demais cursos de graduação pesquisados, sendo eles das áreas de ciências humanas e ciências exatas e naturais. Diante disso, conclui-se que a oferta de disciplinas com conteúdo de finanças é um fator diferencial no desempenho do índice de alfabetização financeira dos estudantes.

Contribuições do Estudo: Os resultados podem ser úteis no sentido orientar às instituições de ensino quanto à importância de ofertar conteúdos focados na alfabetização financeira dos estudantes. Ao promover esse conhecimento, as instituições não apenas beneficiariam os estudantes, pois também contribuiriam para a sociedade de modo geral, visto que indivíduos financeiramente alfabetizados tendem a planejar e gerenciar o dinheiro de forma mais eficiente.

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Biografia do Autor

Rafael Messias dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Josilene da Silva Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Professora efetiva do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia FACES/UFU. Doutora em Ciências Contábeis na área de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2016 - 2019). Mestra em Ciências Contábeis na área de Contabilidade para Usuários Externos e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (2012 - 2014). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU (2007-2011). Membro do Grupo de Pesquisa: Inteligência em Finanças e Mercados (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC-UFU). Membro e líder do Grupo de Pesquisa: Conhecimento em Contabilidade e Administração (CNPQ/UFU). Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da FACES/UFU. Atuação e interesse em pesquisar temas relacionados as seguintes linhas de pesquisa: i) Ensino e Pesquisa em Contabilidade e Administração; ii) Educação e Alfabetização Financeira; iii) Contabilidade para usuários externos; iiii) Finanças para tomada de decisão interna e externa

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia UFU

Professor da Área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Líder do Grupo de Pesquisa: Inteligência em Finanças e Mercados (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC-UFU). 

Kelly Aparecida Silva Jacques, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professora da Universidade Federal de Goiás – UFG (Campus Goiás), Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA).

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Publicado

03-07-2025

Como Citar

Santos, R. M. dos, Barbosa, J. da S., Oliveira Neto, O. J. de, & Jacques, K. A. S. (2025). Alfabetização financeira de estudantes do ensino superior: uma análise sobre a atitude, comportamento e conhecimento financeiro. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - ISSN 2176-9036, 17(2), 384–407. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2025v17n2ID35379

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)