INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DO ENVOLVIMENTO DA ALTA DIREÇÃO NAS EMPRESAS DA REDEPETRO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n1ID7036Resumo
Este estudo visa identificar os indicadores mais significativos para o desenvolvimento de inteligência competitiva nas empresas da REDEPETRO-RN, que conta com 88 empresas associadas na cidade de Mossoró-RN. A amostragem não probabilística resultou em 59 respostas válidas. Trata-se de uma pesquisa aplicada do tipo survey, classificada como exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e temporalidade cross-section. Os resultados indicaram que o envolvimento da alta direção nos sistemas de inteligência competitiva permite um monitoramento consistente do mercado e do comportamento da concorrência, que podem levar a modificações das estratégias deliberadas. A coleta de informações mercadológicas precisa de foco para apoiar eficazmente o processo decisório, e as informações devem ser compatíveis com os objetivos estratégicos por meio de instrumentos eficazes e fontes confiáveis.
Palavras-chave: Inteligência competitiva. Informações estratégicas. Processo decisório. Envolvimento da Alta Direção. REDEPETRO.
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