IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO A PARTIR DA ANÁLISE DO ORÇAMENTO FAMILIAR DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID9907Palavras-chave:
Baixa renda. Orçamento familiar. Nichos de Mercado.Resumo
A alocação da renda de uma família entre certos consumos é proposta como condicionada às limitações de recursos econômicos. Os gastos decorrentes dessas distribuições de renda formam o orçamento familiar. Este artigo realiza um estudo quantitativo descritivo com uso da análise de agrupamentos, com o objetivo de analisar o consumo de uma população de baixa renda, aglomerando as famílias em clusters de acordo com o orçamento familiar. O estudo é baseado em microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF (2008-2009), com recorte geográfico para a cidade de Fortaleza/CE, orientada para as classes C e D. Foi utilizado o método de agrupamento de Ward, tendo como critério para a retenção do número de clusters o R-quadrado, que indicou a formação de quatro clusters. As famílias de baixa renda apresentaram as seguintes despesas com alimentação e habitação: cluster 1 - 67,50%; cluster 2 - 66,7%; cluster 3 - 50,60% e cluster 4 - 43,30%. A renda total mensal dos clusters é respectivamente: R$ 1.108,86; R$1.486,57; R$ 1.569,09 e R$ 1.684,17; evidenciando que pequenas variações na renda condicionam níveis diferentes de gastos das famílias. Os clusters obtidos evidenciam a heterogeneidade dos grupos por faixa de renda, mostrando que as variações nas faixas de renda, mesmo pequenas, influenciam o comportamento de consumo.
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