IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO A PARTIR DA ANÁLISE DO ORÇAMENTO FAMILIAR DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA

Autores

  • Francisco Carlos Carvalho de Melo Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • José Anízio Rocha de Araújo Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Vicente Lima Crisóstomo Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC da Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Renato Zancan Marchetti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID9907

Palavras-chave:

Baixa renda. Orçamento familiar. Nichos de Mercado.

Resumo

A alocação da renda de uma família entre certos consumos é proposta como condicionada às limitações de recursos econômicos. Os gastos decorrentes dessas distribuições de renda formam o orçamento familiar. Este artigo realiza um estudo quantitativo descritivo com uso da análise de agrupamentos, com o objetivo de analisar o consumo de uma população de baixa renda, aglomerando as famílias em clusters de acordo com o orçamento familiar. O estudo é baseado em microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF (2008-2009), com recorte geográfico para a cidade de Fortaleza/CE, orientada para as classes C e D. Foi utilizado o método de agrupamento de Ward, tendo como critério para a retenção do número de clusters o R-quadrado, que indicou a formação de quatro clusters. As famílias de baixa renda apresentaram as seguintes despesas com alimentação e habitação: cluster 1 - 67,50%; cluster 2 - 66,7%; cluster 3 - 50,60% e cluster 4 - 43,30%. A renda total mensal dos clusters é respectivamente: R$ 1.108,86; R$1.486,57; R$ 1.569,09 e R$ 1.684,17; evidenciando que pequenas variações na renda condicionam níveis diferentes de gastos das famílias. Os clusters obtidos evidenciam a heterogeneidade dos grupos por faixa de renda, mostrando que as variações nas faixas de renda, mesmo pequenas, influenciam o comportamento de consumo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Carvalho de Melo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor Adjunto IV, Departamento de Economia da UERN. Endereço: Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN – Brasil – CEP: 59600-000.

José Anízio Rocha de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará – CAEN/UFC. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA, Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais – DACS. Endereço: Av. Francisco Mota, 572 - Bairro Costa e Silva, Mossoró RN - CEP: 59.625-900.

Vicente Lima Crisóstomo, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC da Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia Financeira pela Universidade de Valladolid/Espanha. Professor do Departamento de Ciências Contábeis/Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará, FEAAC/UFC. Professor do Programa de Pós Graduação de Administração e Controladoria da FEAAC/UFC. Endereço: Endereço: Av da Universidade, 2431 - CEP 60020-180 - Benfica - Fortaleza – CE.

Renato Zancan Marchetti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doctorat ès Sciences de Gestion pela École des Haustes Études Commerciales, HEC-Paris. Professor Titular do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho - CEP: 80215-901 – Curitiba – PR.

Referências

BACHA, Maria de Lourdes; STREHLAU, Vivian Iara; SCHAUN, Ângela. Consumidor Consciente Da Renda Baixa: Uma proposta de segmentação. REMark - Revista Brasileira de Marketing. São Paulo, v. 10, n. 3, p. 67-82, set./dez. 2011.

CALLEGARO, Carlos A. A procura da generalização da “Lei de Engel”. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, vol. 17, Nº1, jan-mar, 1982.

CHAUVEL, Marie Agnes; MATTOS, Marina Pinto de Abreu Zornoff. Consumidores de Baixa Renda: Uma Revisão dos Achados de Estudos Feitos no Brasil. Cadernos EBAPE. BR, v. 6, nº 2m Jun. 2008.

FÁVERO, P. L.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

HAIR, J. F.; TATHAM, R. L.; ANDERSON, R. E.; BLACK, W. Análise multivariada de dados. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 688p., 2009.

HAMMOND, Allen L.; PRAHALAD, C. K. Selling to the poor. Foreign Policy. Issue 142,

p.30, May/June 2004.

HEATH, Chip; SOLL, Jack B. Mental budgeting and consumer decisions. Journal of Consumer Research. vol. 23; p. 40-52, June 1996.

HESS, Janaina. Hierarquia de metas na compra de alimentos contraste entre mulheres das classes de baixa e alta renda. Tese de Doutorado. Doutorado em Administração, Escola de Negócios, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, 2010.

HEES, Janaina Martins Soares; MARCHETTI, Renato Zancan. A Hierarquia de Metas na Compra de Alimentos: Contraste entre as Mulheres das Classes de Baixa e Alta Renda. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – XXXV EnAnpad, 4-7 set, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.

HILL, R. P. Surviving in a material world: evidence from ethnographic consumer research on

people in poverty. Journal of Contemporary Ethnography, v.30, n.4, p.364-391, 2001.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2004 - PNAD. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>, acesso em 24/03/2013.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008 – 2009 - Manual do Agente de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2008

JOHNSON, David S.; ROGERS, John M.; TAN, Lucilla. A century of family budgets in the United States. Monthly Labor Review. p. 28-45, May 2001.

KIRSTEN, José T. Custo de vida: metodologia de cálculo, problemas e aplicações. São

Paulo: Pioneira, 1985.

MARÔCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. 5ª ed. Lisboa – Portugal, ReportNumber, 2011.

MINGOTI, S. A. Análise de Dados Através de Métodos de Estatística Multivariada: uma abordagem aplicada. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

SILVA, Hermes M. Ribeiro; PARENTE, Juracy G.; KATO, Heitor Takashi. SEGMENTAÇÃO DA BAIXA RENDA BASEADO NO ORÇAMENTO FAMILIAR. Revista da Administração FACES. Journal, v. 8, n. 4, pp. 98-114, octubre-dicembre, 2009.

PINTO, Aníbal; FREDES, Carlos; MARINHO, Luiz C. Curso de economia - elementos de

teoria econômica. Rio de Janeiro: Unilivros, 1983.

SILVA, Hermes M. R. da. Análise do orçamento de uma amostra de famílias brasileiras: um estudo baseado na Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2004.

SIQUEIRA, Rodrigo. Baixa renda e estratégia: compreendendo e superando hesitações dos consumidores de baixa renda no contexto de eletrodomésticos. Central de Cases da ESPM-RJ. Março, 2010. Disponível em http://www.espm.br/Publicacoes/CentralDeCases/Documents/BAIXARENDA.pdf, acesso em 29/06/2014.

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

MELO, F. C. C. de; ARAÚJO, J. A. R. de; CRISÓSTOMO, V. L.; MARCHETTI, R. Z. IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO A PARTIR DA ANÁLISE DO ORÇAMENTO FAMILIAR DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 142–157, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n2ID9907. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/9907. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS