Caso para ensino: a água que eu visto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25738

Palavras-chave:

impactos ambientais; impactos sociais; sustentabilidade; contabilidade ambiental; custos ambientais.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste caso é possibilitar a aprendizagem dos alunos sobre os impactos ambientais e seus efeitos, além de permitir que os mesmos utilizam métodos de valoração econômica do meio ambiente para internalizar as externalidades referentes aos impactos ambientais e sociais. Como o produto em questão é usado amplamente, há uma identificação entre o problema identificado neste caso, o da não internalização das externalidades (impactos sociais e ambientais), e os consumidores, neste caso, os próprios alunos.

Metodologia: A metodologia deste caso de ensino é qualitativa. Os alunos lêem, discutem e aplicam o caso. Ao ler o caso, os estudantes aprendem as etapas do processo de lavagem de uma lavanderia. Na leitura e na discussão, os alunos podem identificar quais são os impactos ambientais e sociais diretos e indiretos e suas consequências. Por fim, são aplicados e discutidos os métodos de valoração econômica do meio ambiente, quando aplicáveis à situação.

Resultados: É possível identificar os impactos sociais e ambientais e analisar e discutir os efeitos desses impactos na gestão e na contabilidade.

Contribuições do Estudo: Espera-se que este Caso para Ensino possa ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de disciplinas relacionadas a custos e gestão.

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Biografia do Autor

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

Ph.D. in Accounting and Controllership from the University of São Paulo.

Luiz Carlos Miranda, Federal University of Pernambuco (UFPE).

Ph.D. from the University of Illinois. Full Professor at the Accounting and Acturial Sciences at the Federal University of Pernambuco (UFPE).

Juliana Molina Queiroz, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

Ph.D. in Accounting from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doctorate at the  Graduate Program in Accounting at Federal University of Rio de Janeiro.

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

FERREIRA, A. C. de S. .; MIRANDA, L. C. .; QUEIROZ, J. M. . Caso para ensino: a água que eu visto. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25738. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/25738. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)