Gestão pública e transparente à luz da lei de responsabilidade fiscal: uma análise nos municípios da região CRAJUBAR no período de 2012 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n2ID21522Palavras-chave:
gestão pública, responsabilidade fiscal, transparência, divulgação.Resumo
Objetivo: Verificar nos portais eletrônicos dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR), as informações divulgadas acerca da gestão pública em atendimento à lei de responsabilidade fiscal, lei complementar 131/2009 e ao Decreto nº 7185/2010.
Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram analisados os municípios da Região CRAJUBAR, localizados no sul do Ceará. Os dados utilizados para análise desta pesquisa correspondem ao período de 2012 a 2015 no que se refere aos instrumentos de transparência da gestão fiscal da LRF 101/2000 e o mês de janeiro de 2017 no que se refere à LC 131/2009 e ao Decreto nº 7.185/ 2010. A coleta destes ocorreu por meio dos portais eletrônicos de cada prefeitura. Para análise dos dados coletados, utilizou-se como ferramentas de apoio, a planilha eletrônica Excel versão 2013.
Resultados: Concluiu-se que os gestores municipais das prefeituras pesquisadas não obedecem, na integralidade, à publicação em meio eletrônico dos instrumentos referente à transparência da gestão fiscal, no tocante à divulgação de informações pormenorizadas e em tempo real.
Contribuições do Estudo: Constatou-se a desobediência aos normativos analisados, implicando em uma verificação da eficiência da aplicação da legislação em análise. A evidenciação da transparência é essencial no processo de gestão. Aborda a discussão sobre a transparência dos recursos públicos constante na LRF e na Lei Complementar nº 131/2009, além de demonstrar a discussão sobre a gestão dos recursos em municípios do estado do Ceará.
Downloads
Referências
Coglianese, C., Kilmartin, H., & Mendelson, E. (2009). Transparency and Public Participation in the Federal Rulemaking Process: Recommendations for the New Administration. HeinOnline. 77 (4), 924-972.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de outubro de 1988.
Constituição do Estado do Ceará de 1989. Assembleia Legislativa. Retrieved December 28, 2016, from http://www.ceara.gov.br/simbolos-oficiais/constituicao-do-estado-do-ceara.
Cruz, Cláudia Ferreira, Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa, Silva, Lino Martins da, & Macedo, Marcelo Álvaro da Silva. (2012). Transparência da gestão pública municipal: um estudo a partir dos websites dos maiores municípios brasileiros. Revista de Administração Pública, 46(1), 153-176. https://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122012000100008
Culau, A. A., & Fortis, M. F. A. (2006). Transparência e Controle Social na Administração Pública Brasileira: avaliação das principais inovações introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Congreso Internacional Del Clad Sobre La Reforma Del Estado Y De La Administración Pública, Ciudad de Guatemala: CLAD, 1-16.
Decreto n. 7.185, de 27 de maio de 2010. Dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, no âmbito de cada ente da Federação, nos termos do art. 48, parágrafo único, inciso III, da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências. Brasília, DF.
Figueiredo, V. S., & Santos, W. J. L. (2014). Transparência e controle social na administração pública. Revista Temas de Administração Pública. 8 (1), 1-20. Retrieved February 20, 2017, from https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/AdministracaoPublica/RevistaTemasdeAdministracaoPublica/vanuza-da-silva-figueiredo.pdf
Fraga, L. S., Medeiros, A. P.,Vieira, K. M. & Bender Filho, R. (2019). Transparência da Gestão Pública: análise em pequenos municípios do Rio Grande do Sul. v. 20, p. 255-272, jan./dez. 2019. Revista Gestão e Planejamento: Salvador DOI: 10.21714/2178-8030gep.v20.4731
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (org.) (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 120p.
Guadagnin, A. A. (2011) Transparência na gestão pública: Uma análise da sua concretização em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.
Herrera, W., Mahecha, I. Transparency, public reason and accountability in companies [Article@Transparencia, razón pública y rendición de cuentas en las empresas] (2018) Veritas, (41), pp. 39-68.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades. Brasília. Retrieved January 10, 2017, from http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=230420
Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF.
Lei complementar n. 131, de 27 de maio de 2009. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Brasília, DF.
Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF.
Lei n. 9.755, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre a criação de “homepage” na “Internet”, pelo Tribunal de Contas da União, para divulgação dos dados e informações. Brasília, DF.
López-López, P.C., Medina, F.J.F., Sánchez, E.G., Golán, M.L., Rivera, I.P. Transparency and open government indicators: Analysis of public information in chilean national television [Article@Indicadores de transparencia y gobierno abierto: Análisis de la información pública de las televisiones nacionales chilenas] (2019) RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, 2019 (E20), pp. 63-75.
Lubambo, C. W., & Coutinho, H. G. (2004). Conselhos Gestores e o Processo de Descentralização. São Paulo em Perspectiva, 18 (4), 62-72.
Marques, S. B. S. S. (2014). Transparência nos pequenos municípios do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a divulgação de indicadores da LRF e da LAI. Dissertação de mestrado em Ciências Contábeis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Martins Júnior, W. P. (2010). Transparência administrativa: publicidade, motivação e participação popular (2 ed.) São Paulo, Saraiva.
Minayo, M. C. S. (org.) (2001). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade (18 ed.) Petrópolis: Vozes.
Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. (2017. O Programa. Retrieved January 10, 2017, from http://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/brasil-transparente/o-programa.
Mora, L., Delgado, M. L., & Rivero, J. A. (2018). Influence of the regulatory framework on transparency: Analysis of the spanish municipalities, 2014-2017. [Influencia del marco normativo en la transparencia: Análisis de los ayuntamientos españoles, 2014-2017] Revista Espanola De Ciencia Politica, (48), 207-225. doi:10.21308/recp.48.08
Pilar Junior, A. C., Araújo Júnior, A. S., França, M. A., & Silva, V. P. (2012). A lei de responsabilidade fiscal à luz do princípio da transparência: um caminho para a participação popular na Gestão de espaços públicos. Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 9, 2179-5967. Retrieved December 16, 2016, from http://www.convibra.com.br/publicacoes.asp?ev=25&eva=25&lang=pt&te=38&anais.
Platt Neto, O. A., Cruz, F., & Vieira, A. L. (2006).Transparência das Contas Públicas: um enfoque no uso da Internet como instrumento de publicidade na UFSC. Revista Contemporânea de Contabilidade. Florianópolis, 3 (5), 135-146.
Prado, O. (2009). Governo eletrônico, reforma do estado e transparência: o programa de governo eletrônico do Brasil. Tese de doutorado em Administração Pública e Governo, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Brasil.
Sánchez, M. D. A. (2014). Experiencias internacionales em transparência fiscal. CEPAL, 83p.
Sen, A. (2003). O Desenvolvimento Como Liberdade. Lisboa: Gradiva, Trajectos, p. 384.
Silva, E. L. & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação (4 ed.) Florianópolis: UFSC, 138 p.
Souza, A. C., Santana, J. A. O., Cruz, M. P. S., & Silva, C. E. (2009). A relevância da transparência na gestão pública municipal. Revista Campus. Paripiranga, 2 (5), 6-20.
Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Análises quanto ao atendimento às exigências da Lei Complementar 131/2009. Retrieved January 3, 2017, from http://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/noticias_internet/Relatorios/LC131.pdf.
Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Índice de Transparência Municipal. Retrieved January 3, 2017, from http://www.tcm.ce.gov.br/tcm-site/indice-de-transparencia-municipal/
Transparency International. (2016) Nossa história. Retrieved March 5, 2017, from https://www.transparency.org/whoweare/history
Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32, 97–180.
Vigoda-Gadot, E,. & Meiri, S. (2008). New public management values and personorganization fit: a socio-psychological approach and empirical examination among public sector personnel. Public Administration, 86 (1), 111-31.
Vishwanath, T., & Kaufmann, D. (1999). Towards Transparency in Finance and Governance. Draft: The World Bank.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional