Escutar caminhos
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.12532Palavras-chave:
Artes visuais. Música. Escuta. Trânsitos. Resistências.Resumo
A partir de minhas práticas artísticas que envolvem caminhadas à deriva, o exercício de uma escuta profunda em múltiplos sentidos e o desenvolvimento de uma "met-hodologia sônica", traço algumas reflexões sobre aspectos do nomadismo contemporâneo, trânsitos, impedimentos, confinamentos e resistências. Nesse caminho, traço relações também entre estas questões e determinados trabalhos de alguns artistas contemporâneos. Sob estas perspectivas, abordo ainda o problema das restrições espaciais socialmente impostas às mulheres.
Downloads
Referências
ABRAM, David. The spell of the sensuous. New York: Vintage, 1997.
ALŸS, Francis. A Story of Deception. Catálogo de exposição itinerante. ed. GODFREY.M; BIESENBACH.K. London/New York: Tate/MoMa.
ANDERSON, Laurie. I in U / Eu em Tu. Catálogo da exposição realizada em 2010 no CCBB-SP e em 2011 no CCBB-RJ. Santana do Parnaíba-SP: Mag Mais Rede Cultural, 2011.
______. In: GOLDBERG, RoseLee. Laurie Anderson. London: Thames & Hudson, 2000.
______. Stories from the Nerve Bible. New York: Harper Perennial,1993.
ATTALI, Jacques. Noise and Politics. in ed. COX, C.; WARNER, D. Audio Culture: Readings in Modern Music. New York: Continuum, 2004.
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. Campinas: Papirus, 1997.
AUGOYARD, Jean-François; TORGUE, Henry. (Ed.). Sonic Experience: A Guide for Everyday Sounds. Montreal: McGill-Queen`s University Press, 2008.
BAGATOLI, Vera Maria. Caminhar como poética. In: ENCONTRO DA ANPAP, 18., 2009, Salvador. Transversalidades nas artes visuais: anais... Salvador: EDUFBA. 2009. p. 2755-2766.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa, Nova Aguilar, 1995
BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo/Belo Horizonte, Imprensa Oficial do Estado/Ed.UFMG, 2006.
______. Haxixe. São Paulo: Brasiliense, 1984.
______. Sur le pouvoir d’imitation, Oeuvres. Paris: Gallimard, 2000.
______. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.
______. Obras Escolhidas: Rua de mão única, v. 2. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BHABHA, H., 1998. Locais da Cultura. In: O Local da Cultura. Belo Horizonte: ed. UFMG.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas volume 1. São Paulo: Editora Globo, 1998.
BRECHT, Bertold. Manual para os Citadinos.
BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.
______. L'Art em Déplacement. pp. 7-16. In BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.
BULL, Michael. Auditory. In: JONES, Caroline A. (Ed.). Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT, 2006.
______; BACK, Les. (Ed.) The Auditory Culture Reader. Oxford/New York: Berg, 2003.
BURROUGHS, W; GYSIN, B. The Third Mind. New York: the Viking Press. 1978.
CAESAR, Rodolfo. O Tímpano é Uma Tela!. Catálogo da exposição Arte e Música. Rio de Janeiro: Metrópolis Produções Culturais & Caixa Cultural, 2008.
CAGE, John. Silence: Lectures and Writings by John Cage. Middletown: Wesleyan University Press. Textos de 1939 a 1958. 1. ed., 1961. Reed. 1973.
CARDIFF, J., 2005. Interview with Kelly Gordon. Avaible from: http://hirshhorn.si.edu/exhibitions/description.asp?Type=past&ID=20
CLASSEN, Constance. The Witch`s Senses: Sensory Ideologies and Transgressive Femininities from Renaissance to Modernism. HOWES, David (Ed.). In: Empire of the Senses: The Sensual Culture Reader. Oxford - New York: Berg, 2005.
CLIFFORD, J., 2002. Sobre a alegoria etnográfica. In: A Experiência Etnográfica: antropologia e literatura no séc. XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, pp.63-99.
COX, Christoph; WARNER, Daniel (Ed.). Audio Culture: Readings in Modern Music. New York: Continuum, 2004.
CRITON, Pascale. O Ouvido Ubíquo: Escutar de outro modo. in Cadernos de Subjetividade, ano 9, n.14. São Paulo: PUC - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, 2012
DAVILA, Thierry et al. Les Figures de La Marche. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.
______. Errare Humanum Est. In Les Figures de La Marche. pp. 253-313. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.
______. Marcher, Créer. Déplacements, flâneries, dérives dans l'art de la fin du XXe siécle. Paris: Regard. 2002.
DEBORD, Guy. Teoría de La Deriva. [S.I.: s.n., 1958].
______. 1956. Methods of Détournement - Published in Les Lèvres Nues #8. http://library.nothingness.org/articles/SI/en/display/3
______.1958. Theory of the Dérive. Published in Internationale Situationniste #2,1958. http://library.nothingness.org/articles/SI/en/display/314
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1996. v.3.
______; ______. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v.4.
______; ______. O que é a Filosofia?. São Paulo: Editora 34, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sortir du Gris, in La Traversée. Texto no catálogo da exposição de Mathieu PERNOT realizada no Museu Jeu De Paume. Paris: Le Point du Jour. 2014.
______. Pensar Debruçado. Lisboa: KKYM. 2015.
DRIFT/DÉRIVE. Ramifications d'une notion polysémique. Catálogo/ publicação coletiva. Genéve/ Dijon: HEAD/ Les Presses du Réel. 2014.
DYSON, Frances. Sounding new media: immersion and embodiment in the arts and culture. Berkeley: UC Press, 2009.
FELD, Steven. Places Sensed, Senses Placed: Toward a Sensuous Epistemology of Enviroments. In: HOWES, David (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford; New York: Berg, 2005.
FERRAZ, M.C.F; BARON, L. Potências e Práticas do Acaso: O acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Garamond. 2012.
FLUSSER, Vilém. Texto/imagem enquanto dinâmica do ocidente. Cadernos RioArte, Rio de Janeiro, Caderno lilás, v.2, n.5, p. 64-68, jan.1986.
FULTON, Hamish. Walking Transformation. Catálogo de exposição. Köln: Vila Merkel/Snoeck. 2014
GAGNEBIN, J.M., 1999. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.
______. 2006. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34.
______. Apagar os rastros, recolher os restos. In SELDMAYER, S.; GINZBURG J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012
GERALDO, Sheila Cabo. Vizinhança incomum. Concinnitas - Revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, ano 12, v.1, n. 18, p. 80-81, jun. 2011.
GIBSON, James J. The ecological approach to visual perception. New York: Taylor & Francis Group, 1986.
GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin. In SELDMAYER, S.; GINZBURG J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012
GIRARD, Didier. Ghost of Chance: Interzonas de Risco de William Burroughs. In FERRAZ, M.C.F; BARON, L. Potências e Práticas do Acaso: O acaso na filosofia, na cultura e nas artes ocidentais. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Garamond. 2012.
GOODMAN, Steve. Sonic warfare: sound, affect and the ecology of fear. Cambridge: The MIT Press, 2010.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
HARAWAY, Donna. Staying with the trouble: Making kin in the Chthulucene. London: Duke University. 2016.
HOOKS, bell. Yearning: Race, gender and cultural politics. New York: Routledge. 2015.
HOHMANN, K; TIÈCHE, A. Commencer pour ne pas finir/ Starting in order not to finish. In DRIFT/DÉRIVE. Ramifications d'une notion polysémique. Catálogo/ publicação coletiva. Genéve/ Dijon: HEAD/ Les Presses du Réel. 2014.
HOWES, David. (Ed.). Empire of The Senses: The Sensual Culture Reader. Oxford/New York: Berg, 2005.
______. Introduction. In: ______ (Ed.) Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford;New York: Berg, 2005.
______. Hyperesthesia, or, The Sensual Logic of Late Capitalism. In: ______ (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford; New York: Berg, 2005.
IHDE, Don. Auditory Imagination. Originalmente publicado In: ______. Listening and Voice - A Phenomenology of Sound, 1976. Republicado In: BULL, Michael; LES BACK (Ed.). The Auditory Culture Reader, Oxford/New York: Berg, 2003.
IVERSEN, M. (org.), 2010. Chance. London/Cambridge: Whitechapell + The MIT Press.
IYER, Vijay. On improvistion, temporality and embodied experience. In: MILLER, Paul D. (Ed.). Sound unbound: sampling digital music and culture. Cambridge: The MIT Press, 2008.
JACKSON, J.B., 1984. Discovering The Vernacular Landscape. New Haven/London: Yale University Press.
______. J.B., 1994. A Sense of Place, A Sense of Time. New Haven/London: Yale University Press.
JANZ, Rolf-Peter. Ausente e Presente: Sobre o Paradoxo da aura e do vestígio. pp. 11-26. In Seldmayer, S.; Ginzburg J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012
JOHNSON, Ronna C. & GRACE, Nancy M. Girls Who Wore Black: Women Writing the Beat Generation. New Jersey: Rutgers University Press. 2002.
JONES, Caroline A. Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT, 2006.
KAHN, Douglas. Noise, water, meat: a history of sounds. Cambridge: The MIT Press,1999.
KELLY, Caleb. (Ed.) Sound - Documents of Contemporary Art. London/Cambridge: Whitechapel/MIT, 2011
KIM-COHEN, Seth. In the blink of an ear: toward a non-cochlear sonic art. New York: Continuum, 2010.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, AS, 2002.
KWON, Miwon. O lugar errado. Revista Urbania, São Paulo, n.3, abr. 2008.
______. One place after another: site specific art and locational identity. Cambridge: MIT Press, 2004.
LABELLE, Brandon. 2010a. Background Noise: Perspectives in Sound Art. New York: Continuum.
_______. 2010b. Acoustic territories: sound culture and everyday life. Continuum, 2010.
LATOUR, Bruno. Face à Gaïa. Paris: La Découverte, 2015.
LEÃO, Lucia. A Estética do Labirinto. São Paulo: Anhembi Morumbi. 2002.
LÉVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 2012.
LONG, Richard. Selected Statements and Interviews. London: Haunch of Venison, 2007.
LÖWY, M., Walter Benjamin: aviso de incêndio - uma leitura das teses "Sobre o conceito de história", São Paulo: Boitempo. 2012.
MACIEL, Maria.E., A memória das coisas: ensaios de cinema, literatura e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina. 2004.
_______. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: UFMG. 2010.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MASSUMI, Brian. Parables for the virtual: movement, affect, sensation. Durham & London: Duke University, 2002.
McLUHAN, Marshall. Inside the Five Sense Sensorium. In: HOWES, David. Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Berg, 2005.
MILLER, Paul D. (Ed.). Sound unbound: sampling digital music and culture. Cambridge: The MIT Press, 2008.
MOTHERWELL, Robert. (ed.) The Dada Painters and Poets: An Anthology. 2nd ed. Belknap/Harvard: Cambridge/London,1981.
MUNROE, Alexandra; HENDRICKS, Jon; et al. Yes Yoko Ono. New York: Japan Society/Abrams, 2000.
NESHAT, S.; MILANI, F., 2001. Shirin Neshat. Milano: Charta. 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
______. Aurora. São Paulo: Escala. 2007
______. A Gaia Ciência. São Paulo: Cia. das Letras/Schwarcz, 2001.
OBICI, Giuliano. Condições da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
OITICICA, Hélio. Aparecimento do Suprasensorial. In: OITICICA, Hélio; et al. Hélio Oiticica. Rotterdam: Witte de With; Paris: Gal. Nat. du Jeu de Paume; Rio de Janeiro: Projeto HO, 1996.
______. Museu é o Mundo. Catálogo da exposição realizada em quatro cidades. Org. César OITICICA Filho. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.
OLIVEROS, Pauline. Some Sound Observations. In: COX, C.; WARNER, D. (Ed.). Audio culture: readings in modern music. New York: Continuum, 2004.
______. Deep listening: a composer`s sound practice. Lincoln: iUniverse, 2005.
ONFRAY, Michel. Teoria da viagem: poética da geografia. Porto Alegre: L&PM, 2009.
ONO, Yoko. Grapefruit. 1st ed. Tokyo: Wunternaum Press,1964. 2nd ed. New York: Simon & Shuster, 1970. Reprints: 1992, 1998, 2000.
PELBART, Peter P. A Arte de Viver nas Linhas. In: DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: SENAC, 2007.
______. O Tempo Não-Reconciliado. São Paulo, Perspectiva. 2010.
PERNOT, Mathieu. La Traversée. Texto de Georges DIDI-HUBERMAN. Catálogo de exposição realizada no Museu Jeu De Paume. Paris: Le Point du Jour. 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
______. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO Experimental; Editora 34, 2009.
______.O Espectador Emancipado. São Paulo: Martins Fontes. 2012.
RAINER, Cosima; et al. (Org.). See this sound: promises in sound and vision: catálogo da exposição. Colônia: Lentos Kunstmuseum Linz, 2009.
RIMBAUD, Arthur. Carta do Vidente (1871) In: LIMA, Carlos (Org.). Rimbaud no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ/Comunicarte, 1993.
RIMBAUD, A; BARROSO, I. Cartas do Vidente (1871) In Correspondência. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.
SCHAFER, Murray. Open Ears. In: BULL, Michael; BACK, Les (Ed.). The auditory culture reader. New York: Berg, 2003.
______. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 1997.
SELDMAYER, S.; GINZBURG, J. (org.) Walter Benjamin: Rastro, Aura e História, Belo Horizonte: UFMG. 2012
SENNET, R., 2012. Mutual: The history, rituals, pleasures and politics of cooperation. In: Together: The history, rituals, pleasures and politics of cooperation. New Haven: Yale University Press.
SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SOLNIT, Rebecca. Wanderlust: A History of Walking. Londres: Penguin Books. 2000
SPEER, Olivia. Les marches de Francis Alÿs: une approche poétique, sociologique et critique de la ville. In BUFFET, Laurent. (org.) Itinérances: L'Art em Déplacement. Paris?: De L'Incidence Ed.
STENGERS, Isabelle. No Tempo das Catástrofes. São Paulo: 2015.
STEWART, Susan. Remembering the senses. In: HOWES, David (Ed.). Empire of the senses: the sensual culture reader. New York: Berg, 2005.
TIBERGHIEN, Gilles A. Bill Viola: na natureza das coisas. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 11, v. 2, n. 17, dez. 2010.
______. Nature, art, paysage. Arles: Actes Sud/ENSP, 2001.
______. Finis Terrae: imaginaires et imaginations cartografiques. Paris: Bayard, 2007.
______. Hodológico. Valise, Porto Alegre, v.2, n.3, ano 3, Julho 2012.
______. La Marche: Emergence et fin de l'oeuvre. In Les Figures de La Marche. pp. 253-313. Catálogo de exposição realizada no Musée Picasso, Antibes. 2000.
TOOP, David. Sinister resonance: the mediumship of the listener. New York: Continuum, 2010.
TZARA, Tristan. Vingt-Cinq Poémes. Zurique-Dada, 1918.
______. "Como fazer um poema dadaísta", tradução encontrada online.
VIOLA, Bill. 1988. Survey of a decade. Houston: Contemporary Art Museum
______.1995. Reasons for knocking at an empty house. Cambridge: The MIT Press.
WILLER, Cláudio. A Geração Beat. Porto Alegre: L&PM. 2009.
WESTERKEMP, Hildegard. Soundwalking. Originalmente publicado em Sound Heritage, Volume III Number 4, Victoria B.C., 1974. Revisado em 2001. Publicado em: Autumn Leaves, Sound and the Environment in Artistic Practice, Ed. Angus Carlyle, Double Entendre, Paris, 2007, p. 49. 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.