Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de artes

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva PPGAV - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.12948

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação estética, Criação, Repertório, Infância

Resumo

O artigo problematiza a atualidade do pensamento de Vigotski como contribuição para a formação estética dos professores de Artes Visuais e está inserido em um projeto de pesquisa em rede: Observatório da Formação de Professores de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina. O foco desses estudos é a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e na América Latina. Como metodologia, utilizou-se do estudo bibliográfico de dois livros de Vigotski, Psicologia da Arte e Imaginação e Criação na Infância, além do texto de Teplov, “Aspectos psicológicos de la educación artística”. Juntos, esses escritos apresentam significativa contribuição para o pensar acerca do processo criador na docência e no ensino-aprendizagem. Como resultado, o enfoque materialista, histórico e dialético dos escritos de Vigotski são destacados, pois esses pressupostos possibilitam compreender a atividade criadora como uma tarefa de todos os professores. 

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, PPGAV - UDESC

Professora doutora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

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Publicado

10-04-2018

Como Citar

FONSECA DA SILVA, M. C. da R. Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de artes. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 078–096, 2018. DOI: 10.36025/arj.v4i2.12948. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/12948. Acesso em: 21 dez. 2024.