Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de artes
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i2.12948Palavras-chave:
Artes Visuais, Educação estética, Criação, Repertório, InfânciaResumo
O artigo problematiza a atualidade do pensamento de Vigotski como contribuição para a formação estética dos professores de Artes Visuais e está inserido em um projeto de pesquisa em rede: Observatório da Formação de Professores de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina. O foco desses estudos é a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e na América Latina. Como metodologia, utilizou-se do estudo bibliográfico de dois livros de Vigotski, Psicologia da Arte e Imaginação e Criação na Infância, além do texto de Teplov, “Aspectos psicológicos de la educación artística”. Juntos, esses escritos apresentam significativa contribuição para o pensar acerca do processo criador na docência e no ensino-aprendizagem. Como resultado, o enfoque materialista, histórico e dialético dos escritos de Vigotski são destacados, pois esses pressupostos possibilitam compreender a atividade criadora como uma tarefa de todos os professores.
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