Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.18386Palavras-chave:
Radamés Gnattali, música popular urbana, música erudita, música de concerto, orquestração brasileira, música de tradição oralResumo
Radamés Gnattali (1906 – 1988) foi um compositor brasileiro que empreendeu uma trajetória musical pautada em grande diversidade de opções estéticas, gêneros e possibilidades de instrumentação e orquestração. Sua obra de concerto abarca diversos elementos oriundos da música popular urbana veiculada por rádios e gravações em discos de vinil. Entre esses elementos estão a escrita intrínseca ao jazz, as características musicais da seresta, do samba, da marcha carnavalesca e do choro e a utilização dos instrumentos consagrados por esses e outros gêneros brasileiros. Nesse artigo, descrevo parte da trajetória musical de Gnattali, tanto de sua formação musical quanto da vida profissional, buscando evidenciar as ocorrências que o levaram a compor música de concerto pautada pela música popular brasileira e pelo jazz.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1962.
BARBOSA, Valdinha; DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali; o eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte; Instituto Nacional de Música, 1984.
CANDÉ, Roland de. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 2 v. Tradução: Eduardo Brandão. Revisão da tradução: Marina Appenzeller.
COMPOSITORES de América: datos biográficos y catálogos de sus obras. Washington: Secretaria General – Organizacion de los Estados Americanos, 1970. v. 16.
CORREA, Marcio Guedes. Concerto Carioca nº 1 de Radamés Gnattali: a utilização da guitarra elétrica como solista. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Unesp, 2007.
DIDIER, Aluisio. Radamés Gnattali. Rio de Janeiro: Brasiliana Produções, 1996.
DINIZ, André. Almanaque do choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2003.
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora Unesp; Imprensa Oficial do Estado, 2003.
LOWELL, Dick; PULLIG, Ken. Arranging for large jazz ensemble. Boston: Berklee Press, 2003.
SQUEFF, Enio; WISNICK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira: música. São Paulo: Brasiliense, 1982.
TRAVASSOS, Elizabeth. Tradição oral e história. Revista de História, São Paulo, n. 157, segundo semestre 2007. Departamento de História da USP.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo: Círculo do Livro, [197-?]. Licença editorial por cortesia da Editora Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.