Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.18386Palavras-chave:
Radamés Gnattali, música popular urbana, música erudita, música de concerto, orquestração brasileira, música de tradição oralResumo
Radamés Gnattali (1906 – 1988) foi um compositor brasileiro que empreendeu uma trajetória musical pautada em grande diversidade de opções estéticas, gêneros e possibilidades de instrumentação e orquestração. Sua obra de concerto abarca diversos elementos oriundos da música popular urbana veiculada por rádios e gravações em discos de vinil. Entre esses elementos estão a escrita intrínseca ao jazz, as características musicais da seresta, do samba, da marcha carnavalesca e do choro e a utilização dos instrumentos consagrados por esses e outros gêneros brasileiros. Nesse artigo, descrevo parte da trajetória musical de Gnattali, tanto de sua formação musical quanto da vida profissional, buscando evidenciar as ocorrências que o levaram a compor música de concerto pautada pela música popular brasileira e pelo jazz.
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