Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.18386

Palavras-chave:

Radamés Gnattali, música popular urbana, música erudita, música de concerto, orquestração brasileira, música de tradição oral

Resumo

Radamés Gnattali (1906 – 1988) foi um compositor brasileiro que empreendeu uma trajetória musical pautada em grande diversidade de opções estéticas, gêneros e possibilidades de instrumentação e orquestração. Sua obra de concerto abarca diversos elementos oriundos da música popular urbana veiculada por rádios e gravações em discos de vinil. Entre esses elementos estão a escrita intrínseca ao jazz, as características musicais da seresta, do samba, da marcha carnavalesca e do choro e a utilização dos instrumentos consagrados por esses e outros gêneros brasileiros. Nesse artigo, descrevo parte da trajetória musical de Gnattali, tanto de sua formação musical quanto da vida profissional, buscando evidenciar as ocorrências que o levaram a compor música de concerto pautada pela música popular brasileira e pelo jazz

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Biografia do Autor

Marcio Guedes Correa, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-FIAM-FAAM)

Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor nos cursos de música, musicoterapia e produção cultural da FMU-FIAAM-FAAM.

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Publicado

08-12-2019

Como Citar

CORREA, M. G. Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i2.18386. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/18386. Acesso em: 21 dez. 2024.