Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.18386

Palavras-chave:

Radamés Gnattali, música popular urbana, música erudita, música de concerto, orquestração brasileira, música de tradição oral

Resumo

Radamés Gnattali (1906 – 1988) foi um compositor brasileiro que empreendeu uma trajetória musical pautada em grande diversidade de opções estéticas, gêneros e possibilidades de instrumentação e orquestração. Sua obra de concerto abarca diversos elementos oriundos da música popular urbana veiculada por rádios e gravações em discos de vinil. Entre esses elementos estão a escrita intrínseca ao jazz, as características musicais da seresta, do samba, da marcha carnavalesca e do choro e a utilização dos instrumentos consagrados por esses e outros gêneros brasileiros. Nesse artigo, descrevo parte da trajetória musical de Gnattali, tanto de sua formação musical quanto da vida profissional, buscando evidenciar as ocorrências que o levaram a compor música de concerto pautada pela música popular brasileira e pelo jazz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Guedes Correa, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-FIAM-FAAM)

Doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Professor nos cursos de música, musicoterapia e produção cultural da FMU-FIAAM-FAAM.

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1962.

BARBOSA, Valdinha; DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali; o eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte; Instituto Nacional de Música, 1984.

CANDÉ, Roland de. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 2 v. Tradução: Eduardo Brandão. Revisão da tradução: Marina Appenzeller.

COMPOSITORES de América: datos biográficos y catálogos de sus obras. Washington: Secretaria General – Organizacion de los Estados Americanos, 1970. v. 16.

CORREA, Marcio Guedes. Concerto Carioca nº 1 de Radamés Gnattali: a utilização da guitarra elétrica como solista. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Unesp, 2007.

DIDIER, Aluisio. Radamés Gnattali. Rio de Janeiro: Brasiliana Produções, 1996.

DINIZ, André. Almanaque do choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2003.

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora Unesp; Imprensa Oficial do Estado, 2003.

LOWELL, Dick; PULLIG, Ken. Arranging for large jazz ensemble. Boston: Berklee Press, 2003.

SQUEFF, Enio; WISNICK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira: música. São Paulo: Brasiliense, 1982.

TRAVASSOS, Elizabeth. Tradição oral e história. Revista de História, São Paulo, n. 157, segundo semestre 2007. Departamento de História da USP.

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo: Círculo do Livro, [197-?]. Licença editorial por cortesia da Editora Vozes.

Downloads

Publicado

08-12-2019

Como Citar

CORREA, M. G. Gêneros e instrumentos da música popular urbana na “música de concerto” de Radamés Gnattali. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v6i2.18386. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/18386. Acesso em: 19 abr. 2024.