Postura e gestos do violonista: saúde, técnica e expressão
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v7i1.18466Palavras-chave:
Gestos instrumentais, Consciência Corporal, Fisiologia do instrumentista, Técnica Klauss Vianna, Tônus muscularResumo
Este ensaio tem como objetivo a reflexão sobre a técnica do violão e postura do violonista de um ponto de vista anatômico, cinético e terapêutico. Afim de embasar esta reflexão, nos aproximamos de métodos de trabalho e proposições de autores e artistas enraizados nas áreas da dança, da fisioterapia, da eutonia, da medicina e da musicologia. Partimos das noções de consciência corporal e reorganização postural, amplamente abordadas por Marie-Christine Mathieu, Klauss e Angel Vianna, para discutir as bases da postura sentada, o uso das articulações e os movimentos dos braços. Nos apoiando nas ideias de Gerda Alexander, François Delalande, Rolf Inge Godøy e Rudolf Laban discutimos enfim a ideia de presença cênica, enfatizando as noções de tônus, energia, forma e expressão do movimento.
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