Postura e gestos do violonista: saúde, técnica e expressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v7i1.18466

Palavras-chave:

Gestos instrumentais, Consciência Corporal, Fisiologia do instrumentista, Técnica Klauss Vianna, Tônus muscular

Resumo

Este ensaio tem como objetivo a reflexão sobre a técnica do violão e postura do violonista de um ponto de vista anatômico, cinético e terapêutico. Afim de embasar esta reflexão, nos aproximamos de métodos de trabalho e proposições de autores e artistas enraizados nas áreas da dança, da fisioterapia, da eutonia, da medicina e da musicologia. Partimos das noções de consciência corporal e reorganização postural, amplamente abordadas por Marie-Christine Mathieu, Klauss e Angel Vianna, para discutir as bases da postura sentada, o uso das articulações e os movimentos dos braços. Nos apoiando nas ideias de Gerda Alexander, François Delalande, Rolf Inge Godøy e Rudolf Laban discutimos enfim a ideia de presença cênica, enfatizando as noções de tônus, energia, forma e expressão do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledice Fernandes Weiss, Universidade de São Paulo (USP)

Ledice Fernandes é pós-doutoranda financiada pela FAPESP na ECA-USP, trabalhando com a noção do gesto (instrumental, sonoro, corporal e cênico) na performance musical. Formada em violão no Brasil, seu país natal, na Alemanha e na França, com Pablo Marquez, Paul Galbraith, Franz Halasz e David Russell. Em seu percurso, obteve  diplomas como o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg. Deu mais de uma centena de concertos, como solista ou em formações de música de câmara, como o recente Duo Racines com Angelique Camargo, ou o grupo de música cênica Anagrama. Ledice Fernandes  participou de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos em 1993 na Georgia State University. Após ter se graduado bacharel em artes cênicas pela USP e mestre em música e musicologia pela UFRJ,  produziu um Master II e uma tese de doutorado na França (Universidades de Lyon e de Bourgogne). Participou de congressos (ANPPOM - onde coordenou dois Simpósios Temáticos-, ABRAPEM, Journées d’etudes em Nice, EITAM), e publicou artigos em revistas de música (Opus, Debates, Dramaturgias, Cuadernos de Musicologia, Vortex, Soundboard, Violão Intercâmbio).

Referências

ALMEIDA, Marco Antonio de. Entrevista em linha Orquestrando o Brasil Fala Doutor! S.l. Disponível em: https://www.orquestrandobrasil.com.br/fala-doutor-com-marco-antonio-de-almeida/. Acesso em: 22 out. 2018.

ANDRADE, Edson Queiroz de; FONSECA, Joao Gabriel Marques. Artista-atleta: reflexões sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentos de cordas. Permusi, Belo Horizonte, p. 118-128, 2 dez. 2000.

BORGES, Hélia. O trabalho de Angel Vianna como campo do possível. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 20-36.

BRAZ, Luzia Carion. A iniciação ao treinamento do ator através da técnica corporal desenvolvida por Klauss Vianna. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2004.

CAMPO, Giuliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

FERNANDES, Ledice. Compreender a técnica estendida no violão: um elogio ao gesto. Opus, v. 25, n. 3, p. 224-255, set./dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2511.

GIBET, Sylvie. Sensorimotor Control of Sound-producing Gestures. In: GODØY, R.I.; LEMAN, M. (org.). Musical gestures: sound, movement, and meaning. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 212-237.

GODØY, Rolf Inge. Gestural Affordances of Musical Sound. In: GODØY, R.I., LEMAN, M. (org.) Musical gestures: sound, movement, and meaning. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 103-125.

GODØY, Rolf Inge; LEMAN, Marc. Prefácio dos editores. In: GODØY, R.I., LEMAN, M. (Org.) Musical gestures: sound, movement, and meaning. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1971.

KÄPPEL, Hubert. Die Technik der Modernen Konzert Gitarre: Detailliertes Kompendium zu den Grundlagen und Spieltechniken der Gitarre im 21. Jahrhundert mit umfassendem, progressiv aufgebautem Übungsteil. Brühl: AMA Verlag, 2011. 246 p.

KATZ, Helena. Método e técnica: faces complementares do aprendizado da dança. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 26-32.

LABAN, Rudolf. Espace dynamique: Textes inédits, Choreutique, Vision de l’espace dynamique. Trad. francesa: Élisabeth Schwartz-Rémy. Bruxelles: Contredanse (Nouvelles de Danse), 2003.

JENSENIUS, Alexander Refsum; WANDERLEY, Marcelo M.; GODOY, Rolf Inge; LEMAN, Marc. Musical Gestures: Concepts and Methods in Research. In: GODOY, Rolf Inge, LEMAN, Marc (org.). Musical gestures: sound, movement, and meaning. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2010. p. 12-35.

MADEIRA, Bruno. O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística. 2017. Tese (Doutorado em Musica). Departamento de Musica, Unicamp, Campinas, 2017.

MATHIEU, Marie-Christine. Gestes et postures du musicien: réconcilier le corps et l’instrument. Saint Ismier: Format éditions, 2013.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klauss Vianna. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p 22.

MÚSCULO serrátil anterior. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=M%C3%BAsculo_serr%C3%A1til_anterior&oldid=57547975. Acesso em: 03. abr. 2020.

NEVES, Neide, CALORI, Marines. Entrevistas [Curso livre sobre a Técnica Klauss Vianna] concedidas a Ledice Fernandes entre março e junho de 2019. São Paulo, 2019. Anotações pessoais e e-mails.

PEREZ, Rubén Lopez. Geste, guitare et pensée: une procédure d’analyse du discours musical. In: 6ème Journée des Jeunes Chercheurs du GREAM. Strasbourg, 02/02/2018. Disponível em: http://www.canalc2.tv/video/14886.

PERONE, Hugo César. Eutonia: arte e Pensamento. São Paulo: É Realizações, 2005.

PERPÉTUO, Irineu Franco. Orquestra alemã se apresenta no Municipal. Folha de S. Paulo, Folha ilustrada, São Paulo, 30 nov. 1995. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/11/30/ilustrada/10.html.

PHILIPPE, Cyrille. Cyrille Philippe, sage-femme maïeuticien à Lyon. Site internet. Disponível em: https://www.cyrillephilippesagefemme.com.

RAMOS, Enamar. Angel Vianna e o teatro. In: SALDANHA, Suzana (org.) Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 67

REICH, Wilhelm. Análise do caráter. São Paulo: Martins Fontes, 1972.

SALDANHA, Suzana (org.) Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. 162 p.

TEIXEIRA, Leticia. Trago na memória corporal o que Angel me favoreceu. In: SALDANHA, Suzana (org.). Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 42.

VIANNA, Klauss. A dança. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

Publicado

31-05-2020

Como Citar

FERNANDES WEISS, L. Postura e gestos do violonista: saúde, técnica e expressão. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.36025/arj.v7i1.18466. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/18466. Acesso em: 18 abr. 2024.