Dança Contemporânea como prática qualificada e o bailarino como artesão do corpo

Autores

  • Maíra Simões Claudino dos Santos Universidade de Lisboa – ULisboa

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.20305

Palavras-chave:

dança contemporânea, Tim Ingold, Richard Sennett, dança como prática qualificada, pensamento em dança

Resumo

O trabalho de alguns artistas da dança contemporânea europeia atual envolve uma abordagem ligada à arte, não se tratando como algo homogêneo, mas como algo responsável por criar potencialidades e novas realidades. Trata-se de um gênero que se constrói durante o curso da vida, com certa semelhança da dança com a manufatura do artesão. A dança contemporânea como prática qualificada e o bailarino como artesão do corpo são conceitos em forma de ideia que surgiram a partir de estudos sobre a obra do antropólogo Tim Ingold e do sociólogo Richard Sennett. Como prática qualificada, o corpo não é visto apenas como uma forma anatômica – mas sim como feixe de afeto. O artigo procura apresentar e compreender o pensamento e as práticas da dança como áreas ligadas à arte, à criação e à pedagogia, questionando também alguns conceitos como técnica, incorporação e cinestesia, dentre outros.

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Biografia do Autor

Maíra Simões Claudino dos Santos, Universidade de Lisboa – ULisboa

Maíra Santos é Doutora em Dança pela Faculdade da Motricidade Humana (UL/2019), sob orientação do Prof. Dr. Gonçalo M. Tavares e da Prof.ª Dr.ª Márcia Strazzacappa (FE/UNICAMP), com bolsa Capes Doutorado Pleno no Exterior. Formou-se em danças brasileiras e dança contemporânea nos contextos formais e não formais de estudo. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Pertence ao quadro de pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (FE/UNICAMP) e ao grupo Etnografia e História das Práticas Artísticas e Língua das Áfricas (EHPALA/UNIFESP). Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Teatro (CET/FLUL) e Pós-Doutoranda em dança (FMH/UL/2020). Como artista da dança atua em trabalhos como coreógrafa, performer e bailarina. Leciona regularmente Dança Teatro para Crianças e Dança Contemporânea para adultos.

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Publicado

20-12-2020

Como Citar

SIMÕES CLAUDINO DOS SANTOS, M. Dança Contemporânea como prática qualificada e o bailarino como artesão do corpo. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.36025/arj.v7i2.20305. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/20305. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte