As polaridades no universo das pesquisas de Warburg
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v9i1.29643Palavras-chave:
Polaridade, Influência da Antiguidade, Apolo-DionísioResumo
A viagem à região dos Índios Pueblo deu a Warburg as bases para o entendimento da psicologia do Renascimento e também para compreender que a polaridade era uma forma de construir uma relação com o mundo ao redor, pois ao observar nos Pueblo a justaposição entre a magia fantástica e o agir objetivo, sem que isso resultasse numa cisão, Warburg percebeu a ilimitada possibilidade dessas relações. Com o olhar voltado para zonas intermediárias que manifestavam a tensão ou o conflito de energias, concluiu que o Renascimento era o resultado de um confronto consciente e difícil com a Antiguidade tardia e a Idade Média e não uma dádiva do gênio artístico maduro italiano. Assim, buscou-se nesse artigo, através de alguns textos escritos por Warburg, apontar onde essas polaridades se apresentam, de maneira que se possa observar como esse fenômeno revela aspectos importantes sobre a influência da Antiguidade.
Downloads
Referências
CHERNOW, Ron. The Warburgs. Edição do Kindle, 2018
WARBURG, Aby. A antiga profecia pagã em palavras e imagens nos tempos de Lutero (1920). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b. p. 515-621.
WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina (1902). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013c. p. 121-168.
WARBURG, Aby. A arte flamenga e florentina no círculo de Lorenzo de’ Medici por volta de 1480 (1901). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013d. p. 277-281.
WARBURG, Aby. A arte flamenga e o início do Renascimento florentino (1902). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013e. p. 245-275.
WARBURG, Aby. A arte italiana e a astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, em Ferrara (1912). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013f. p. 453-505.
WARBURG, Aby. A crônica de imagens de um ourives florentino (1899). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013g. p. 99-103.
WARBURG, Aby. A posição do artista nórdico e do artista meridional a respeito do tema das imagens. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo. Tradução Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018a. p. 79-90
WARBURG, Aby. A última vontade de Francesco Sassetti (1907). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013h. p. 169-217.
WARBURG, Aby. Aeronave e submergível (1913). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a. p. 313-321.
WARBURG, Aby. Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.) Histórias de Fantasma para gente grande. Tradução Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015a. p. 199-253
WARBURG, Aby. Memórias da viagem à região dos índios pueblos na América do Norte. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.). Histórias de Fantasma para gente grande. Tradução Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b. p. 255-287
WARBURG, Aby. Mnemosyne. O atlas de imagens. Introdução. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo. Tradução Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018b. p. 217-229.
WARBURG, Aby. O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do primeiro Renascimento. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo. Tradução Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018c. p. 91-140
WARBURG, Aby. O intercâmbio de cultura artística entre Norte e Sul no século XV (1905). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013i. p. 237-244.
WARBURG, Aby. O mundo dos deuses antigos e o início do Renascimento no Sul e no Norte (1908). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013j. p. 447-448.
WARBURG, Aby. O Sepultamento de Cristo, de Rogier van der Weyden, nos Uffizi (1903). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013k. p. 283-284.
WARBURG, Aby. Sandro Botticelli (1898). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013l. p. 89-97.
WARBURG, Aby. Sobre as imagens de deidades planetárias no calendário baixo-alemão de 1519 (1908). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013m. p. 507-513.
WARBURG, Aby. Sobre as imprese amorose nas gravuras florentinas mais antigas (1905). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013n. p. 105-120.
WARBURG, Aby. Trabalhadores campestres em tapetes da Borgonha (1907). In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013o. p. 289-299.
WIND, Edgar. O conceito de kulturwissenschaft em Warburg e o seu significado para a estética. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo. Tradução Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018. p. 255-279.
Downloads
Publicado
Versões
- 10-08-2022 (2)
- 28-07-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosangela Vieira de Souza (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.