A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum"

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DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31434

Palavras-chave:

Johann Joseph Fux, stile antico, contraponto, século XVIII, Viena

Resumo

Johann Joseph Fux foi não apenas um dos compositores mais prestigiados do mundo germânico na primeira metade do século XVIII como também o autor de um dos tratados de música mais lidos e estudados do período: Gradus ad Parnassum. Não obstante, o fato de Fux ter defendido a emulação do stile antico acabou levando uma parte significativa dos musicólogos a subestimarem a sua importância para o desenvolvimento da música nos séculos XVIII e XIX. Considerando as controvérsias que permeiam o Gradus ad Parnassum, a pouca atenção dedicada a ele e seu valor histórico, este artigo propõe uma reavaliação da recepção deste tratado e da preservação do stile antico. A partir desta reavaliação será possível ampliar as possibilidades de percepção e compreensão da produção musical e tratadística do século XVIII, assim como a influência do trabalho de Fux nas gerações posteriores de músicos e compositores.

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Biografia do Autor

Caio Amadatsu Griman, Universidade de São Paulo (USP)

Natural de São Paulo, Caio Amadatsu Griman é mestrando em musicologia histórica pela Universidade de São Paulo (2021) sob orientação da professora doutora Mônica Isabel Lucas. Entre agosto de 2022 e janeiro de 2023 atuou como pesquisador visitante no Instituto de Musicologia da Universidade de Viena. Bacharelou-se em Música (Habilitação em Composição) no Instituto de Artes da UNESP em 2020. Atualmente recebe o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo –FAPESP, para a realização de sua pesquisa de mestrado. Participou de congressos e simpósios e publicou artigos em revistas de destaque nacional e internacional.

Mônica Lucas, Universidade de São Paulo (USP)

Mônica Isabel Lucas graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo e especializou-se na interpretação da música antiga no Conservatório Real de Haia (Holanda), obtendo Diplomas em flauta-doce e em clarinetes históricos. Realizou seu doutorado em Musicologia (música antiga) na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. É professora livre-docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP. Seu trabalho acadêmico-musical envolve a pesquisa e a reflexão sobre gosto e estilo no repertório do século XVIII e inclui, além de livros e artigos sobre a música setecentista, a prática musical. Assina, desde sua fundação, a direção artística do Conjunto de Música Antiga da USP, focado em parcerias acadêmico-musicais com intérpretes historicamente orientados da Argentina, do Uruguai e do Chile.

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

GRIMAN, C. A.; LUCAS, M. I. A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum". ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.36025/arj.v10i1.31434. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31434. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga