A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum"
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31434Palavras-chave:
Johann Joseph Fux, stile antico, contraponto, século XVIII, VienaResumo
Johann Joseph Fux foi não apenas um dos compositores mais prestigiados do mundo germânico na primeira metade do século XVIII como também o autor de um dos tratados de música mais lidos e estudados do período: Gradus ad Parnassum. Não obstante, o fato de Fux ter defendido a emulação do stile antico acabou levando uma parte significativa dos musicólogos a subestimarem a sua importância para o desenvolvimento da música nos séculos XVIII e XIX. Considerando as controvérsias que permeiam o Gradus ad Parnassum, a pouca atenção dedicada a ele e seu valor histórico, este artigo propõe uma reavaliação da recepção deste tratado e da preservação do stile antico. A partir desta reavaliação será possível ampliar as possibilidades de percepção e compreensão da produção musical e tratadística do século XVIII, assim como a influência do trabalho de Fux nas gerações posteriores de músicos e compositores.
Downloads
Referências
BACH, Carl Philipp Emanuel. Brief C. P. E. Bachs an J. N. Forkel in Göttingen. Hamburg: 1775. Disponível em: https://jsbach.de/bachs-welt/dokumente/1775-13-januar-hamburg-brief-c-p-e-bachs-j-n-forkel-goettingen. Acesso em: 09/06/2022.
BELLERMANN, Heinrich. Der Contrapunkt. Berlin: Julius Springer, 1901.
BENT, Ian. Steps to Parnassus: contrapuntal theory in 1725 precursors and successors. In: Thomas Christensen (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. 2002, pp.p. 554- 602.
CLEMENT, Albert. ‚Gradus ad Lipsias’. Zum FuxVerständnis in Bachs Kreisen. In: ERHARDT, Tassilo (org.). Sakral im Habsburgerreich 1570-1770. Viena: Verlag der Österreichischen Akademie, 2013, p. 53-68.
FEDERHOFER, Hellmut. 25 Jahre Johann Joseph Fux Forschung. In: Acta Musicologica, v. 52, n. 2, p.155-194, 1980.
FEDERHOFER, Hellmut. Johann Joseph Fux und die gleichschwebende Temperatur. In: Die Musikforschung, v.41, n.1, p. 9-15, 1988, 41.
FEDERHOFER, Hellmut; MANN, Alfred. Fux’s “Gradus ad Parnassum” as Viewed by Heinrich Schenker. In: Music Theory Spectrum, v. 4, p. 66-75, 1982.
FUX, Johann Joseph. Practical Rules for Learning Composition. Trad. HECK, J. C. London: J. Preston, 1768.
FUX, Johann Joseph. Salita al Parnasso, o sia Guida alla regolare composizione della musica con nuovo, e certo metodo non per anche in ordine sì esatto data alla luce. Trad. MANFREDI, Alessandro. Carpi: Nella Stamperia del pubblico per il Carmignani, 1761.
FUX, Johann Joseph. Traité de composition musicale, fait par le célébre Fux. Trad. DENIS, Pietro. Paris: M. Boyer, 1773.
FUX, Johann Joseph; MAN, Alfred (ed.). 1971. The Study of Counterpoint from Johann Joseph Fux’s Gradus ad Parnassum. 3. ed. New York, London: W. W. Norton.
FUX, Johann Joseph; WOLLENBERG, Susan. Gradus ad Parnassum’ (1725): Concluding Chapters. In: Music Analysis, v. 11, n. 2/3, Alexander Goehr 60th Birthday Issue, p. 209-213, 215-243, 1992.
HOCHRADNER, Thomas; WHITE, Harry. Fux, Johann Joseph. Grove Music Online, 2001.
JONES, David Wyn. Music in Vienna 1700, 1800, 1900. Woodbridge: Boydell Press, 2016.
KURTH, Ernst. Grundlagen des Linearen Kontrapunkts Einführung in Stil und Technik von Bach’s melodischer Polyphonie. Bern: Akademische Buchhandlung von Max Drechsel, 1917.
LESTER, Joel. The Fux-Mattheson Correspondence: An Annotated Translation. In: Current Musicology, v. 24, p. 37-62, 1977.
MANN, Alfred. Beethoven’s Contrapuntal Studies with Haydn. In: The Musical Quarterly, v.56, n. 4, Special Issue Celebrating the Bicentennial of the Birth of Beethoven, p. 711-726, 1970.
MANN, Alfred. Johann Joseph Fux’s Theoretical Writings: a Classical Legacy. In: WHITE, Harry (ed.). Johann Joseph Fux and the Music of the Austro-Italian Baroque. Routledge, 2017. Kindle edition.
MATTHESON, Johann. Criticae Musicae. Tomus II. Hamburgo: 1725.
MIZLER, Lorenz. WHITE, Harry. Johann Joseph Fux and the Imperative of Italy. In: Schriftenreihe Analecta musicologica. Veröffentlichungen der Musikgeschichtlichen Abteilung des Deutschen Historischen Instituts in Rom, v. 52, 2015.
MIZLER, Lorenz. Musikalische Bibliothek. Oder Gründliche Nachricht nebst unpartheyischen Urtheil von Musikalischen Schriften und Büchern. Vierter Theil. Leipzig: 1738.
MIZLER, Lorenz. The Musical Discourse of Servitude: Authority, Autonomy, and the Work-Concept in Fux, Bach and Handel. Oxford University Press, 2020. Kindle edition.
MIZLER, Lorenz. Vorrede zum Gradus ad Parnassum. In: FUX, Johann Fux. Gradus ad Parnassum. Leipzig: 1742.
RIEMANN, Hugo. Geschichte Der Musiktheorie Im IX.-XIX. Jahrhundert. Leipizg: Max Hesse’s Verlag, 1898.
WAGNER, Richard. Was ist deutsch? In: Bayreuther Blätter, p. 29-52, 1878.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caio Amadatsu Griman (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.