A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum"
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31434Palavras-chave:
Johann Joseph Fux, stile antico, contraponto, século XVIII, VienaResumo
Johann Joseph Fux foi não apenas um dos compositores mais prestigiados do mundo germânico na primeira metade do século XVIII como também o autor de um dos tratados de música mais lidos e estudados do período: Gradus ad Parnassum. Não obstante, o fato de Fux ter defendido a emulação do stile antico acabou levando uma parte significativa dos musicólogos a subestimarem a sua importância para o desenvolvimento da música nos séculos XVIII e XIX. Considerando as controvérsias que permeiam o Gradus ad Parnassum, a pouca atenção dedicada a ele e seu valor histórico, este artigo propõe uma reavaliação da recepção deste tratado e da preservação do stile antico. A partir desta reavaliação será possível ampliar as possibilidades de percepção e compreensão da produção musical e tratadística do século XVIII, assim como a influência do trabalho de Fux nas gerações posteriores de músicos e compositores.
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