A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31434

Palavras-chave:

Johann Joseph Fux, stile antico, contraponto, século XVIII, Viena

Resumo

Johann Joseph Fux foi não apenas um dos compositores mais prestigiados do mundo germânico na primeira metade do século XVIII como também o autor de um dos tratados de música mais lidos e estudados do período: Gradus ad Parnassum. Não obstante, o fato de Fux ter defendido a emulação do stile antico acabou levando uma parte significativa dos musicólogos a subestimarem a sua importância para o desenvolvimento da música nos séculos XVIII e XIX. Considerando as controvérsias que permeiam o Gradus ad Parnassum, a pouca atenção dedicada a ele e seu valor histórico, este artigo propõe uma reavaliação da recepção deste tratado e da preservação do stile antico. A partir desta reavaliação será possível ampliar as possibilidades de percepção e compreensão da produção musical e tratadística do século XVIII, assim como a influência do trabalho de Fux nas gerações posteriores de músicos e compositores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Amadatsu Griman, Universidade de São Paulo (USP)

Natural de São Paulo, Caio Amadatsu Griman é mestrando em musicologia histórica pela Universidade de São Paulo (2021) sob orientação da professora doutora Mônica Isabel Lucas. Entre agosto de 2022 e janeiro de 2023 atuou como pesquisador visitante no Instituto de Musicologia da Universidade de Viena. Bacharelou-se em Música (Habilitação em Composição) no Instituto de Artes da UNESP em 2020. Atualmente recebe o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo –FAPESP, para a realização de sua pesquisa de mestrado. Participou de congressos e simpósios e publicou artigos em revistas de destaque nacional e internacional.

Mônica Lucas, Universidade de São Paulo (USP)

Mônica Isabel Lucas graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo e especializou-se na interpretação da música antiga no Conservatório Real de Haia (Holanda), obtendo Diplomas em flauta-doce e em clarinetes históricos. Realizou seu doutorado em Musicologia (música antiga) na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. É professora livre-docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP. Seu trabalho acadêmico-musical envolve a pesquisa e a reflexão sobre gosto e estilo no repertório do século XVIII e inclui, além de livros e artigos sobre a música setecentista, a prática musical. Assina, desde sua fundação, a direção artística do Conjunto de Música Antiga da USP, focado em parcerias acadêmico-musicais com intérpretes historicamente orientados da Argentina, do Uruguai e do Chile.

Referências

BACH, Carl Philipp Emanuel. Brief C. P. E. Bachs an J. N. Forkel in Göttingen. Hamburg: 1775. Disponível em: https://jsbach.de/bachs-welt/dokumente/1775-13-januar-hamburg-brief-c-p-e-bachs-j-n-forkel-goettingen. Acesso em: 09/06/2022.

BELLERMANN, Heinrich. Der Contrapunkt. Berlin: Julius Springer, 1901.

BENT, Ian. Steps to Parnassus: contrapuntal theory in 1725 precursors and successors. In: Thomas Christensen (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. 2002, pp.p. 554- 602.

CLEMENT, Albert. ‚Gradus ad Lipsias’. Zum FuxVerständnis in Bachs Kreisen. In: ERHARDT, Tassilo (org.). Sakral im Habsburgerreich 1570-1770. Viena: Verlag der Österreichischen Akademie, 2013, p. 53-68.

FEDERHOFER, Hellmut. 25 Jahre Johann Joseph Fux Forschung. In: Acta Musicologica, v. 52, n. 2, p.155-194, 1980.

FEDERHOFER, Hellmut. Johann Joseph Fux und die gleichschwebende Temperatur. In: Die Musikforschung, v.41, n.1, p. 9-15, 1988, 41.

FEDERHOFER, Hellmut; MANN, Alfred. Fux’s “Gradus ad Parnassum” as Viewed by Heinrich Schenker. In: Music Theory Spectrum, v. 4, p. 66-75, 1982.

FUX, Johann Joseph. Practical Rules for Learning Composition. Trad. HECK, J. C. London: J. Preston, 1768.

FUX, Johann Joseph. Salita al Parnasso, o sia Guida alla regolare composizione della musica con nuovo, e certo metodo non per anche in ordine sì esatto data alla luce. Trad. MANFREDI, Alessandro. Carpi: Nella Stamperia del pubblico per il Carmignani, 1761.

FUX, Johann Joseph. Traité de composition musicale, fait par le célébre Fux. Trad. DENIS, Pietro. Paris: M. Boyer, 1773.

FUX, Johann Joseph; MAN, Alfred (ed.). 1971. The Study of Counterpoint from Johann Joseph Fux’s Gradus ad Parnassum. 3. ed. New York, London: W. W. Norton.

FUX, Johann Joseph; WOLLENBERG, Susan. Gradus ad Parnassum’ (1725): Concluding Chapters. In: Music Analysis, v. 11, n. 2/3, Alexander Goehr 60th Birthday Issue, p. 209-213, 215-243, 1992.

HOCHRADNER, Thomas; WHITE, Harry. Fux, Johann Joseph. Grove Music Online, 2001.

JONES, David Wyn. Music in Vienna 1700, 1800, 1900. Woodbridge: Boydell Press, 2016.

KURTH, Ernst. Grundlagen des Linearen Kontrapunkts Einführung in Stil und Technik von Bach’s melodischer Polyphonie. Bern: Akademische Buchhandlung von Max Drechsel, 1917.

LESTER, Joel. The Fux-Mattheson Correspondence: An Annotated Translation. In: Current Musicology, v. 24, p. 37-62, 1977.

MANN, Alfred. Beethoven’s Contrapuntal Studies with Haydn. In: The Musical Quarterly, v.56, n. 4, Special Issue Celebrating the Bicentennial of the Birth of Beethoven, p. 711-726, 1970.

MANN, Alfred. Johann Joseph Fux’s Theoretical Writings: a Classical Legacy. In: WHITE, Harry (ed.). Johann Joseph Fux and the Music of the Austro-Italian Baroque. Routledge, 2017. Kindle edition.

MATTHESON, Johann. Criticae Musicae. Tomus II. Hamburgo: 1725.

MIZLER, Lorenz. WHITE, Harry. Johann Joseph Fux and the Imperative of Italy. In: Schriftenreihe Analecta musicologica. Veröffentlichungen der Musikgeschichtlichen Abteilung des Deutschen Historischen Instituts in Rom, v. 52, 2015.

MIZLER, Lorenz. Musikalische Bibliothek. Oder Gründliche Nachricht nebst unpartheyischen Urtheil von Musikalischen Schriften und Büchern. Vierter Theil. Leipzig: 1738.

MIZLER, Lorenz. The Musical Discourse of Servitude: Authority, Autonomy, and the Work-Concept in Fux, Bach and Handel. Oxford University Press, 2020. Kindle edition.

MIZLER, Lorenz. Vorrede zum Gradus ad Parnassum. In: FUX, Johann Fux. Gradus ad Parnassum. Leipzig: 1742.

RIEMANN, Hugo. Geschichte Der Musiktheorie Im IX.-XIX. Jahrhundert. Leipizg: Max Hesse’s Verlag, 1898.

WAGNER, Richard. Was ist deutsch? In: Bayreuther Blätter, p. 29-52, 1878.

Publicado

17-05-2023

Como Citar

GRIMAN, C. A.; LUCAS, M. I. A preservação do "stile antico" no século XVIII e a recepção do "Gradus ad Parnassum". ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.36025/arj.v10i1.31434. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/31434. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga