Século XIX: o fim e recomeço para a viola da gamba
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31803Palavras-chave:
viola da gamba, Música Antiga, Carl Friederich Abel, século XIXResumo
A viola da gamba foi um instrumento protagonista no cenário musical da Renascença e do Barroco europeu, adentrando no período Clássico com alguns gambistas de renome. Por décadas, músicos e musicólogos afirmaram que a viola e seu repertório morreram com o último gambista Carl Friederich Abel, quando faleceu em 1787. De uma perspectiva moderna é difícil compreender como um instrumento que teve tão grande aceitação nas cortes e longa atuação nos palcos e salões europeus possa ter sido totalmente esquecido e abandonado no século XIX. O artigo apresenta reflexões e traça um possível caminho histórico que a viola da gamba percorreu ao longo do século XIX na cena musical europeia.
Downloads
Referências
AGRICOLA, Martin. Musica instrumentalis deudsch. Wittemberg: 1545.
AUGUSTIN, Kristina. Um olhar sobre a música antiga: 50 anos de história no Brasil. Rio de Janeiro: K. Augustin, 1999.
BOER, Johannes. The viola da gamba and the nineteenth century. Utrecht: s.d. Disponível em: https://www.academia.edu/3769418/The_viola_da_gamba_in_the_19th_Century. Acesso em: 19 out 2022.
BURNEY, Charles. A general History of Music from the Earliest to the presente. v. IV. Londres : 1789.
CORRETTE, Michel. Méthode théorique and practique pour apprendre en peu de temps le violoncelle dans sa perfection. Paris: 1741.
FRITZSCH, Thomas (dir.). The 19th Century Viol Da Gamba. Alemanha: Coviello Classics, 2019. 1 CD com encarte.
GIUSTINIANI, Vincenzo. Discorso sopra la musica de suoi tempi. Roma: 1628.
HARDEMAN, Anita. The French Connection: French influences on English music in Restoration England. [S. l.]: Western Illinois University, 2013. Disponível em: http://www.wiu.edu/libraries/music_library/Hardeman.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
HOFFMANN, Bettina. The Viola da Gamba. Paul Ferguson (trad.). Abingdon: Routledge, 2018.
HOLMAN, Peter. Continuity and Change in English Bass Viol Music: the Case of Fitzwilliam Mu. MS 647. In: The Viola da Gamba Society Journal, v. 1, p. 20-50. 2007. Disponível em: https://vdgs.org.uk/journal/Vol-01.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
HOLMAN, Peter. Life after death: The Viola da Gamba in Britain from Purcell to Dolmetsch. Woolbridge: The Boydell Press, 2010.
JAMBE DE FER, Philibert. Epitome Musical. Lion: 1556.
LEE, Sidney (ed.). Thicknesse, Ann. In: Dictionary of National Biography, v. 58. London: Smith, Elder & Co, 1899.
LUDWIG, Loren Monte. “Equal to All Alike”: A Cultural History of the Viol Consort in England, c.1550-1675. Tese de doutorado, Universidade de Virginia, 2011. Disponível em: http://lorenludwig.com/wp-content/uploads/2014/01/Ludwig-Loren-Equal-to-All-Alike-A-Cultural-History-of-the-Viol-Consort-in-England-c.1550-1675.pdf. Acesso em: 19 out. 2022.
MERSENNE, Marin. Harmonie Universelle, Livre qvatriesme des instrvments a chords. Paris: 1636.
OTTERSTEDT, Annette. Die Gambe. Kassel: Bärenreiter, 1994.
ROSENTHAL, Michael. “Thomas Gainsborough’s Ann Ford.” The Art Bulletin, vol. 80, no. 4, p. 649-65,1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3051317.
ROUSSEAU, Jean. Traité de la Viole. Paris: 1687.
SIMPSON, Christopher. The Division Viol. Editio Seconda. Londres: 1665.
THOMAS, Mace. Musick's Monument. Londres: 1676.
WRONKOWSKA, Sonia. Karl Friedrich Abel Manuscripts Found in Poland. In: Répertoire International des Sources Musicales (RISM), 2017. Disponível em: https://rism.info/rediscovered/2017/01/19/karl-friedrich-abel-manuscripts-found-in-poland.html. Acesso em: 19 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kristina Augustin (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.