O vídeo como prática cultural e a performatividade videográfica na obra "Janelas Afetivas" do Coletivo COM.6

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.32170

Palavras-chave:

vídeo, cultura e tecnologia, performatividade videográfica, Janelas Afetivas, COM.6

Resumo

O artigo trata do vídeo como prática cultural e tecnológica e propõe um estudo da performatividade videográfica. Para tanto analisa a obra Janelas Afetivas, de 2020, do Coletivo artístico COM.6, composta por uma videochamada, exibida ao vivo pelo Youtube. O objetivo é descrever as estruturas relacionais e os aspectos estéticos do vídeo a partir de uma aproximação com os fundamentos teóricos de Andrew Feenberg e Don Ihde. A metodologia partiu de um mapeamento de vídeos produzidos no espaço em rede, on-line, durante os anos 2020 e 2021 e da escolha de obras para análise, dentre elas Janelas Afetivas. Os resultados apontam para uma ocupação do espaço on-line por distintas manifestações em vídeo ao vivo que exploram uma forma contaminada da linguagem audiovisual, que atua constantemente no campo social e cultural para se perpetuar como linguagem e comportamento tecnológico, e disso resulta a competência e a performatividade videográfica.

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Biografia do Autor

Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa de pós-doutorado em Performances Culturais na Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Artes no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA UNESP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT Doutorado). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia e docente do curso de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Campus de Bauru (FAAC/UNESP/Bauru). Líder do grupo de pesquisa LabIMAGEM – Laboratório de Estudos de Imagem (CNPq) e do Projeto labVIDEO – Laboratório de Poéticas do Vídeo.

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Publicado

22-07-2024

Como Citar

SARZI-RIBEIRO, R. A. O vídeo como prática cultural e a performatividade videográfica na obra "Janelas Afetivas" do Coletivo COM.6. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.32170. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/32170. Acesso em: 21 dez. 2024.