O vídeo como prática cultural e a performatividade videográfica na obra "Janelas Afetivas" do Coletivo COM.6
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.32170Palavras-chave:
vídeo, cultura e tecnologia, performatividade videográfica, Janelas Afetivas, COM.6Resumo
O artigo trata do vídeo como prática cultural e tecnológica e propõe um estudo da performatividade videográfica. Para tanto analisa a obra Janelas Afetivas, de 2020, do Coletivo artístico COM.6, composta por uma videochamada, exibida ao vivo pelo Youtube. O objetivo é descrever as estruturas relacionais e os aspectos estéticos do vídeo a partir de uma aproximação com os fundamentos teóricos de Andrew Feenberg e Don Ihde. A metodologia partiu de um mapeamento de vídeos produzidos no espaço em rede, on-line, durante os anos 2020 e 2021 e da escolha de obras para análise, dentre elas Janelas Afetivas. Os resultados apontam para uma ocupação do espaço on-line por distintas manifestações em vídeo ao vivo que exploram uma forma contaminada da linguagem audiovisual, que atua constantemente no campo social e cultural para se perpetuar como linguagem e comportamento tecnológico, e disso resulta a competência e a performatividade videográfica.
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