Ações transcritivas: proposta de análise sistemática de transcrições musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.33840

Palavras-chave:

transcrição musical, ações transcritivas, análise sistemática, arranjo, reescritura

Resumo

Neste artigo, introduzimos o conceito de ações transcritivas como alicerce para uma análise sistemática de obras musicais ou trechos específicos que passaram por um processo de transcrição. Diante das diversas acepções que o termo transcrição permite, nos concentramos na noção de tomar uma obra preexistente para lhe dar um novo corpo, o que engloba ideias como arranjo, adaptação, releitura, reescrita, entre outras. Apresentamos as finalidades e possibilidades da transcrição musical que, dentre nossas propostas, emerge como uma ferramenta que explora diversas perspectivas e que, nesse sentido, pode desempenhar um papel na análise e no aprimoramento da compreensão das obras transcritas. Finalmente, definimos e categorizamos as ações transcritivas em três classes – a saber, adaptação, paralelismo e recomposição –, favorecendo conexões entre os domínios da composição, análise, orquestração, instrumentação e arranjo.

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Biografia do Autor

Felipe Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Felipe Vasconcelos é compositor, regente e violonista. Graduado em composição pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Mestre em Música – Composição – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Doutor em Música – Processos Analíticos e Criativos – pela UFMG. Como compositor, atua na área da música instrumental e eletroacústica e foi premiado no Brasil e no exterior. Atualmente, é professor substituto na Universidade de Brasília, UnB, e realiza pós-doutorado na UFMG.

Igor Maia, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)

Igor Maia é compositor e regente, professor da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Doutor em Composição Musical pelo King’s College London, Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Composição Musical pelo Conservatório Real de Haia. Participou de diversos festivais e concertos na Europa, Argentina, Brasil, Estados Unidos e Japão e foi também agraciado com importantes prêmios nacionais e internacionais. Como regente, atuou na Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Inglaterra. Sua música é publicada pela Babel Scores (França) e Donemus (Holanda). E-mail: imaia@ufmg.br.

Oiliam Lanna, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)

Oiliam Lanna graduou-se em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, sob a orientação de Arthur Bosmans. Complementaram sua formação, entre outros, cursos de Análise Musical e Composição, ministrados na Fundação de Educação Artística, por H. J. Koellreutter e Dante Grela, e o Mestrado em Composição, na Faculdade de Música da Universidade de Montréal, sob a direção de André Prévost. É doutor em Linguística – Análise do Discurso – pela Faculdade de Letras da UFMG, tendo feito estudos de aperfeiçoamento no Departamento de Linguística da Universidade de Genebra. Radicado em Belo Horizonte, Oiliam Lanna é professor do curso de Composição da Escola de Música da UFMG e vem desenvolvendo intensa atividade como compositor e como regente, atuando em repertório do Barroco ao contemporâneo, com ênfase em compositores brasileiros e latino-americanos.  

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Publicado

22-07-2024

Como Citar

VASCONCELOS, F.; MAIA, I.; LANNA, O. Ações transcritivas: proposta de análise sistemática de transcrições musicais. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.33840. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33840. Acesso em: 21 nov. 2024.