As poéticas da morte e o "Teatro Ritual": conexão Áustria, México e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.33860

Palavras-chave:

poéticas da morte, Teatro Ritual, ação simbólica, performer, artes da cena

Resumo

O artigo busca refletir sobre as poéticas da morte, tomando como referência três processos de criação desenvolvidos na Áustria, no México e no Brasil no ano de 2018 sob a égide do Teatro Ritual (Haderchpek, 2021). Partindo de uma metodologia de caráter empírico, estruturamos a nossa reflexão com base em autores que discutem os ritos mortuários, a liminaridade (Turner, 1974) e os aspectos simbólicos decorrentes dos mesmos. Nosso intuito principal é propor uma discussão teórica sobre o tema e compreender o processo de ressignificação da morte nas diferentes culturas, a fim de “mudar a morte em vida” (Bayard, 1996). Ao longo do texto, buscamos evidenciar a natureza das ações simbólicas dos performers tecidas na trama da experiência coletiva (Duvignaud, 1970) e refletimos sobre os modos de fazer relacionados às poéticas da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ator, diretor, pesquisador e professor associado do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Coordenador do Projeto de Pesquisa Poéticas Decoloniais nas Artes da Cena: Identidade e Performatividade (CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE (2017-2018), e cofundador do Grupo de Trabalho “Mito, Imagem e Cena”. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Realizou dois pós-doutorados: na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien, Áustria (2014/2015), e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, PPGAC/UFBA (2020-2021). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, e no Doutorado em Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola. Membro dos Grupo de Pesquisa Cirandar, Íman e Poéticas do Aprender. Diretor do Arkhétypos Grupo de Teatro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ALVES, Júlia Batista. Um brinde à identidade, à diversidade e à alteridade: um passeio pelo mundo dos mortos no sul do México. Abehache – Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, n. 8, p. 53-72, 2015.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BAYARD, Jean-Pierre. Sentido oculto dos ritos mortuários: morrer é morrer? Tradução de Benoni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

COUTINHO, Karyne Dias; HADERCHPEK, Robson. Pedagogia de si: poética do aprender no teatro ritual. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [Natal], v. 6, n. 1, p. 01-19, 2019.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia da arte. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

HADERCHPEK, Robson. O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência. São Paulo: Giostri, 2021.

IGLESIAS Y CABRERA, Sonia C. Cuando los abuelos regresan: origen y simbologia del Dia de los Muertos en Mexico. México: Plaza y Valdés, 2008.

KOVÁCS, Maria Júlia. Educação para a morte: temas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo; Fapesp, 2003.

OLIVEIRA NETO, Leônidas; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Jogo Ritual e os Estados Alterados de Consciência: os processos psicofísicos no trabalho de criação do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 11, p. 1-24, 2021.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução de Nancy Campi de Castro e Ricardo A. Rosenbusch. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

08-12-2024

Como Citar

HADERCHPEK, R. C. As poéticas da morte e o "Teatro Ritual": conexão Áustria, México e Brasil. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.33860. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33860. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte