As poéticas da morte e o "Teatro Ritual": conexão Áustria, México e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.33860

Palavras-chave:

poéticas da morte, Teatro Ritual, ação simbólica, performer, artes da cena

Resumo

O artigo busca refletir sobre as poéticas da morte, tomando como referência três processos de criação desenvolvidos na Áustria, no México e no Brasil no ano de 2018 sob a égide do Teatro Ritual (Haderchpek, 2021). Partindo de uma metodologia de caráter empírico, estruturamos a nossa reflexão com base em autores que discutem os ritos mortuários, a liminaridade (Turner, 1974) e os aspectos simbólicos decorrentes dos mesmos. Nosso intuito principal é propor uma discussão teórica sobre o tema e compreender o processo de ressignificação da morte nas diferentes culturas, a fim de “mudar a morte em vida” (Bayard, 1996). Ao longo do texto, buscamos evidenciar a natureza das ações simbólicas dos performers tecidas na trama da experiência coletiva (Duvignaud, 1970) e refletimos sobre os modos de fazer relacionados às poéticas da morte.

Downloads

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ator, diretor, pesquisador e professor associado do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Coordenador do Projeto de Pesquisa Poéticas Decoloniais nas Artes da Cena: Identidade e Performatividade (CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE (2017-2018), e cofundador do Grupo de Trabalho “Mito, Imagem e Cena”. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Realizou dois pós-doutorados: na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien, Áustria (2014/2015), e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, PPGAC/UFBA (2020-2021). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, e no Doutorado em Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola. Membro dos Grupo de Pesquisa Cirandar, Íman e Poéticas do Aprender. Diretor do Arkhétypos Grupo de Teatro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ALVES, Júlia Batista. Um brinde à identidade, à diversidade e à alteridade: um passeio pelo mundo dos mortos no sul do México. Abehache – Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, n. 8, p. 53-72, 2015.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BAYARD, Jean-Pierre. Sentido oculto dos ritos mortuários: morrer é morrer? Tradução de Benoni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

COUTINHO, Karyne Dias; HADERCHPEK, Robson. Pedagogia de si: poética do aprender no teatro ritual. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [Natal], v. 6, n. 1, p. 01-19, 2019.

DUVIGNAUD, Jean. Sociologia da arte. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

HADERCHPEK, Robson. O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência. São Paulo: Giostri, 2021.

IGLESIAS Y CABRERA, Sonia C. Cuando los abuelos regresan: origen y simbologia del Dia de los Muertos en Mexico. México: Plaza y Valdés, 2008.

KOVÁCS, Maria Júlia. Educação para a morte: temas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo; Fapesp, 2003.

OLIVEIRA NETO, Leônidas; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Jogo Ritual e os Estados Alterados de Consciência: os processos psicofísicos no trabalho de criação do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 11, p. 1-24, 2021.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução de Nancy Campi de Castro e Ricardo A. Rosenbusch. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

08-12-2024

Como Citar

HADERCHPEK, R. C. As poéticas da morte e o "Teatro Ritual": conexão Áustria, México e Brasil. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.33860. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/33860. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte