Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.34553

Palavras-chave:

Marco Giannotti; fotografia; pintura; arquivo; platitudes.

Resumo

O artigo trata sobre as relações entre a fotografia e a pintura na obra do artista Marco Giannotti, procurando analisar de que forma o seu imaginário pictórico pode ter sido fomentado, a partir de imagens de seus arquivos de fotografias em preto e branco. Esta abordagem comporta dois eixos: algumas de suas produções em pinturas, que aludem a fotografias como referenciais, porém, de forma clandestina, isto é, que não deixam rastros gráficos nas composições pictóricas; e a sua produção fotográfica enquanto obra, que evidencia enquadramentos de platitudes estruturais que reportam formalmente as suas pinturas.

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Biografia do Autor

Niura Aparecida Legramante Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Fez estágio doutoral na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, com o prof. Dr. Michel Poivert; Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professora de História, Teoria e Crítica da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Departamento de Artes Visuais/UFRGS. Atualmente, é Coordenadora-substituta do PPGAV/UFRGS. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Deslocamentos da Fotografia na Arte". Realiza curadorias, tem projeto de pesquisa e publicações com ênfase em Fotografia e Artes Visuais nos períodos modernos e contemporâneos. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, e Associação Brasileira de Críticos de Arte, AICA.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

RIBEIRO, N. A. L. Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.34553. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/34553. Acesso em: 2 jul. 2024.