Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.34553Palavras-chave:
Marco Giannotti; fotografia; pintura; arquivo; platitudes.Resumo
O artigo trata sobre as relações entre a fotografia e a pintura na obra do artista Marco Giannotti, procurando analisar de que forma o seu imaginário pictórico pode ter sido fomentado, a partir de imagens de seus arquivos de fotografias em preto e branco. Esta abordagem comporta dois eixos: algumas de suas produções em pinturas, que aludem a fotografias como referenciais, porém, de forma clandestina, isto é, que não deixam rastros gráficos nas composições pictóricas; e a sua produção fotográfica enquanto obra, que evidencia enquadramentos de platitudes estruturais que reportam formalmente as suas pinturas.
Downloads
Referências
CHASSEY, Éric de. Platitudes: une histoire de la photographie plate. Paris: Gallimard, 2006.
CORPET, Olivier. L’archive-oeuvre. In: POINSOT, Jean-Marc (org). Les artistes contemporains et l’archive: interrogation sur le sens du temps et de la mémoire à l'ère de la numérisation. Actes du Colloque, 7-8 décembre 2001, Saint-Jacques de la Lande. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2004.
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE/IPHAN, 1995.
GIANNOTTI, Marco. “Andy Warhol ou a sombra da imagem”. Ars, v. 2, n. 4, p. 117-126, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2936. Acesso em: 6 nov. 2023.
GIANNOTTI, Marco. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Claridade, 2009.
GIANNOTTI, Marco. Entrevistas concedidas a Niura Aparecida Legramante Ribeiro. São Paulo: 9 jun. 2010; 14 fev. 2011; 17 fev. 2011.
GIANNOTTI, Marco. Memorial Circunstanciado (1986-2007). Arquivo digital do artista.
HERKENHOFF, Paulo. Fotoformas: Geraldo de Barros. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
KRAUSS, Rosalind. La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. Madrid: Alianza Editorial, 1996.
MARIANI, Anna. Pinturas e platibandas: Anna Mariani. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
PEIXOTO, Nelson Brissac et ali. Marco Giannotti. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
REDDEKER, Lioba. “Making Of” – Ateliers et archives dans la dynamique de la producttion documentaire”. In: POINSOT, Jean-Marc (org). Les artistes contemporains et l’archive: Interrogation sur le sens du temps et de la mémoire à l'ère de la numérisation. Actes du Colloque, 7-8 décembre 2001, Saint-Jacques de la Lande. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2004.
RIBEIRO, Niura Aparecida Legramante. Entre a lente e o pincel: interfaces de linguagens. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SCHARF, Aaron. Arte e Fotografía. Madrid: Alianza Editorial, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Niura Aparecida Legramante Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.