Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i1.34553

Palavras-chave:

Marco Giannotti; fotografia; pintura; arquivo; platitudes.

Resumo

O artigo trata sobre as relações entre a fotografia e a pintura na obra do artista Marco Giannotti, procurando analisar de que forma o seu imaginário pictórico pode ter sido fomentado, a partir de imagens de seus arquivos de fotografias em preto e branco. Esta abordagem comporta dois eixos: algumas de suas produções em pinturas, que aludem a fotografias como referenciais, porém, de forma clandestina, isto é, que não deixam rastros gráficos nas composições pictóricas; e a sua produção fotográfica enquanto obra, que evidencia enquadramentos de platitudes estruturais que reportam formalmente as suas pinturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niura Aparecida Legramante Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Fez estágio doutoral na Université Paris-I, Panthèon Sorbonne, com o prof. Dr. Michel Poivert; Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professora de História, Teoria e Crítica da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Departamento de Artes Visuais/UFRGS. Atualmente, é Coordenadora-substituta do PPGAV/UFRGS. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Deslocamentos da Fotografia na Arte". Realiza curadorias, tem projeto de pesquisa e publicações com ênfase em Fotografia e Artes Visuais nos períodos modernos e contemporâneos. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, e Associação Brasileira de Críticos de Arte, AICA.

Referências

CHASSEY, Éric de. Platitudes: une histoire de la photographie plate. Paris: Gallimard, 2006.

CORPET, Olivier. L’archive-oeuvre. In: POINSOT, Jean-Marc (org). Les artistes contemporains et l’archive: interrogation sur le sens du temps et de la mémoire à l'ère de la numérisation. Actes du Colloque, 7-8 décembre 2001, Saint-Jacques de la Lande. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2004.

COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE/IPHAN, 1995.

GIANNOTTI, Marco. “Andy Warhol ou a sombra da imagem”. Ars, v. 2, n. 4, p. 117-126, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2936. Acesso em: 6 nov. 2023.

GIANNOTTI, Marco. Breve história da pintura contemporânea. São Paulo: Claridade, 2009.

GIANNOTTI, Marco. Entrevistas concedidas a Niura Aparecida Legramante Ribeiro. São Paulo: 9 jun. 2010; 14 fev. 2011; 17 fev. 2011.

GIANNOTTI, Marco. Memorial Circunstanciado (1986-2007). Arquivo digital do artista.

HERKENHOFF, Paulo. Fotoformas: Geraldo de Barros. São Paulo, Cosac Naify, 2006.

KRAUSS, Rosalind. La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

MARIANI, Anna. Pinturas e platibandas: Anna Mariani. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.

PEIXOTO, Nelson Brissac et ali. Marco Giannotti. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

REDDEKER, Lioba. “Making Of” – Ateliers et archives dans la dynamique de la producttion documentaire”. In: POINSOT, Jean-Marc (org). Les artistes contemporains et l’archive: Interrogation sur le sens du temps et de la mémoire à l'ère de la numérisation. Actes du Colloque, 7-8 décembre 2001, Saint-Jacques de la Lande. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2004.

RIBEIRO, Niura Aparecida Legramante. Entre a lente e o pincel: interfaces de linguagens. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SCHARF, Aaron. Arte e Fotografía. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

Publicado

30-06-2024

Como Citar

RIBEIRO, N. A. L. Marco Giannotti: a fotografia como clandestina na pintura. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i1.34553. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/34553. Acesso em: 21 nov. 2024.