A dança na escola: possíveis mobilizações nas relações do corpo
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.34965Palavras-chave:
dança na escola, arte, educaçãoResumo
O artigo investiga um projeto que foi elaborado com base nas definições da Lei 13278/2016, especificamente para uma instituição de ensino, que estabelece a dança como componente curricular obrigatório do quinto ano do ensino fundamental. Tem como aporte teórico estudos sobre dança com Mônica Dantas, emancipação com Jacques Rancière, da dança no contexto escolar com Isabel Marques, a educação dos sentidos com João Francisco Duarte Junior e autonomia com Paulo Freire. O estudo aconteceu em uma escola da rede privada no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma perspectiva metodológica A/r/tográfica. As informações foram geradas por meio de diários que foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que diferentes relações do corpo com os tempos e espaços, formas distintas de lidar e reconhecer o corpo e possibilidades de criação emergiram nos estudantes durante as aulas de dança na educação básica.
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