A dança na escola: possíveis mobilizações nas relações do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.34965

Palavras-chave:

dança na escola, arte, educação

Resumo

O artigo investiga um projeto que foi elaborado com base nas definições da Lei 13278/2016, especificamente para uma instituição de ensino, que estabelece a dança como componente curricular obrigatório do quinto ano do ensino fundamental. Tem como aporte teórico estudos sobre dança com Mônica Dantas, emancipação com Jacques Rancière, da dança no contexto escolar com Isabel Marques, a educação dos sentidos com João Francisco Duarte Junior e autonomia com Paulo Freire. O estudo aconteceu em uma escola da rede privada no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma perspectiva metodológica A/r/tográfica. As informações foram geradas por meio de diários que foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que diferentes relações do corpo com os tempos e espaços, formas distintas de lidar e reconhecer o corpo e possibilidades de criação emergiram nos estudantes durante as aulas de dança na educação básica.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Motricidade Humana na especialidade Dança pela Universidade de Lisboa, professor do curso de Dança do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, e do programa de pós-graduação em Artes da mesma instituição. E-mail: marcoaurelio.souzamarco@gmail.com.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Arte da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos da Linguagem, na Universidade Federal do Rio Grande, FURG. E-mail: carcarvalho@furb.br.

Stefanie Müller, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC (2022-2024). Professora de dança em espaços formais e não formais de ensino. E-mail: sm.stefaniemuller@gmail.com.

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Publicado

12-12-2024

Como Citar

SOUZA, M. A. da C.; CARVALHO, C.; MÜLLER, S. A dança na escola: possíveis mobilizações nas relações do corpo. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.34965. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/34965. Acesso em: 21 dez. 2024.