Danças e canções com influência afro-brasileira em seis comédias musicadas de Martins Penna, encenadas durante o tráfico negreiro ilegal (1838-1846)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v11i2.35010

Palavras-chave:

teatro musicado, música afro-brasileira, música negra, comédia, escravidão

Resumo

O artigo analisa seis comédias musicadas de Luiz Carlos Martins Penna, encenadas entre 1838 e 1846, durante o período do tráfico negreiro ilegal, verificando a utilização constante de danças e canções afro-brasileiras ou de origem europeia, apropriadas localmente, nas obras do autor. O texto menciona como essas canções e danças, inicialmente relacionadas ao espaço cênico rural, invadiram a capital imperial e as casas das camadas médias e altas da população, passando a competir, na disputa pelo gosto do público, com as óperas italianas e francesas e a música de concerto europeia. Por meio do teatro musicado, dos “benefícios para uma liberdade”, da imprensa e das tipografias, Martins Penna, Paula Brito, João Caetano e outros indivíduos promoveram a cultura negra, enfrentando, no plano artístico, o tráfico negreiro ilegal e os poderosos contrabandistas portugueses que dominaram o principal teatro da capital imperial na década de 1840.

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Biografia do Autor

Luiz Costa-Lima Neto, Pesquisador independente

Luiz Costa-Lima Neto é professor aposentado pela Escola de Teatro Martins Penna, onde lecionou música por 25 anos. Doutor e mestre em Musicologia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), pós-doutor em História (Universidade Federal Fluminense), bacharel em Composição Musical (Universidade Estácio de Sá), licenciado em Educação Musical e pós-graduado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música). Publicou os livros Entre o Lundu, a Ária e a Aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) (Rio de Janeiro: Folha Seca, 2018); The Experimental Music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): Conception and Language (New York: Pendragon Press, 2015). Em 2015, recebeu o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música, em 2016, o Prêmio do II Concurso de Estudos Musicológicos Euro-Latino Americano Príncipe Francesco Maria Ruspoli, além do Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

COSTA-LIMA NETO, L. de F. Danças e canções com influência afro-brasileira em seis comédias musicadas de Martins Penna, encenadas durante o tráfico negreiro ilegal (1838-1846). ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.36025/arj.v11i2.35010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/35010. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte