O Uso de Dispositivos Móveis em Documentários Participativos nos Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v2i2.7000Palavras-chave:
Arte e tecnologia, documentários participativos, movimentos sociais, paradigma ético-estético, dispositivos móveisResumo
Analise de como a produção de documentários hipermídia participativos, com o uso de dispositivos móveis, pode fomentar a produção de subjetividades e suscitar ações sociais dentro dos assentamentos dos trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra (MST) no estado do RS, Brasil. Com base na apropriação da arte e tecnologia, estabelecemos ligações entre a criação de subjetividades como identidades emergentes e o reconhecimento da memória como um processo integrador dentro dos movimentos sociais. Para ativar nosso referencial teórico na práxis, situamos os dispositivos móveis no cruzamento das ecologias ambiental, social e mental. Observamos as micropolíticas do cotidiano e a memória como integradora da experiência para trazê-la de modo singular, em que o remetente e o receptor se tornam geradores de conteúdo mediados através de uma rede diversificada de conectividade que fornece valor local dentro de conexões globais.
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