A terra fumegante

Autores

  • Annette Kristina Arlander Performing Arts Research Centre, Theatre Academy

DOI:

https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8432

Palavras-chave:

Performing landscape, Terra, Arte, Caos, Futuro

Resumo

O texto apresenta o método desenvolvido pela autora, denominado Performing landscape [“performando paisagem”], e o discute no contexto do campo expandido em artes cênicas. Se considerarmos a nós mesmos como terráqueos, cidadãos do planeta Terra, a questão das práticas de performances que sejam significativas, pode também ser abordada. Como cidadãos, estamos em relação com uma cidade ou uma sociedade, e também com um local; enquanto terráqueos, estamos relacionados com todos os seres que vivem aqui, e à terra. O ponto de partida do ensaio é o estudo Caos, Território, Arte (2008) de Elisabeth Grosz, que busca desenvolver novas formas de abordar e pensar sobre as artes e as forças que elas estabelecem e transformam. Ela sugere que as artes enquadram ou compõe o caos; e, então, tal sensação pode proliferar. Elas transformam materiais do passado em recursos para o futuro. 

Tradução do inglês para o português de Mariana Terra (Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annette Kristina Arlander, Performing Arts Research Centre, Theatre Academy

Artista, pesquisadora e pedagoga, uma das pioneiras da arte da performance finlandesa e pioneira na pesquisa artística. Graduada pelo Departamento de Direção na Academia de teatro em 1981, Doutora em Artes (Teatro e Drama) 1999. Professora de Artes da Performance e Teoria na Theater Academy 2001-2013. Professora de pesquisa artística 2015. Desde 2000 trabalha principalmente no contexto da arte contemporânea.

Referências

ARLANDER, Annette “Becoming Juniper – Performing Landscape as Artistic Research”. In: Nivel No 5 2015, The Publication Series of the Theatre Academy Helsinki Nivel http://nivel.teak.fi/becoming-,juniper/becoming-juniper-performing-landscape-as-artistic-research-annette-arlander/

ARLANDER, Annette "Performing Landscape for Years". Performance Research Special issue: On Time. 19-3 2014, 27-31.

ARLANDER, Annette “Performing Landscape: Live and Alive” Total Art Journal Vol. 2. 2012.(a) http://totalartjournal.com/archives/3201/annette-arlander/

ARLANDER, Annette “Performing Time Through Place” In: Riku Roihankorpi and Teemu Paavolainen (eds.) SPACE–EVENT–AGENCY–EXPERIENCE Open Access E-Publication of the DREX Project. Centre for Practice as Research in Theatre. University of Tampere 2012.(b) http://t7.uta.fi/drex/DREX/11_TextsAndPublicationsEn.html

BRAIDOTTI, Rosi “Affirming the affirmative: On Nomadic Affectivity”, rhizomes 11/12, 2005/2006.

BRENNAN, Teresa. Exhausting Modernity – Grounds for a new economy. London and New York: Routledge. 2000.

CARLSON, Marvin Performance – A Critical Introduction. London: Routledge. 1996.

FÉRAL, Josette and Lyons, Terese ”Performance and Theatricality: The Subject Demystified”, Modern Drama? Volume 25, Number 1, Spring 1982. p. 170-181.

FISCHER-LICHTE, Erika. Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London and New York: Routledge. 2008.

GROSZ, Elisabeth. Chaos, Territory, Art: Deleuze and the Framing of the Earth. New York: Columbia University Press. 2008

KHLEBNIKOV, Velimir. The King of Time – Selected Writings of Velimir Khlebnikov. Cambridge, Massachusetts; London, England: Harvard University Press 1985.

KONTTURI, Katve-Kaisa & TIAINEN, Milla “Feminism, Art, Deleuze and Darwin: An Interview with Elizabeth Grosz” NORA – Nordic Journal of Women’s Studies, Vol 15 No.4. November 2007, p. 246-256.

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field October, Vol. 8. (Spring, 1979), p. 30-44.

LATOUR, Bruno. “A Plea for Earthly Sciences”, keynote lecture for the annual meeting of the British Sociological Association, East London. 2007. http://www.bruno-latour.fr/sites/default/ files/102-BSA-GB_0.pdf (11.10.2012).

LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre. New York: Routledge. 2006.

LOVELOCK, James. Gaia – A new look at life on Earth. Oxford: Oxford University Press 2000.

MCKENZIE, Jon. Perform or else – from discipline to performance. New York: Routledge. 2001.

MORSE, Margaret. “Video Installation Art: The Body, the Image, the Space-in-between.” In Illuminating Video: An Essential Guide to Video Art, edited by Dough Hall and Sally Jo Fifer Reading, PA: Aperture. 1990.

PHELAN, Peggy. Unmarked. London and New York: Routledge. 1993.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies - An Introduction. London and New York: Routledge. 2006.

Vídeos

Furnas 1-3 - http://www.av-arkki.fi/en/works/furnas-1-3_en/

Vulcano 1-3 - http://www.av-arkki.fi/en/works/vulcano-1-3_en/

Krysuvik 1-5 - http://www.av-arkki.fi/en/works/krysuvik-1-5_en/

Sounding Furnas 1 - https://vimeo.com/24557604

Sounding Krysuvik 2 - https://vimeo.com/27965373

Publicado

17-05-2016

Como Citar

ARLANDER, A. K. A terra fumegante. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 142–157, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i1.8432. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8432. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Teatro em campo expandido