“Leonídia: ela é doida?”; Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9534Palavras-chave:
teatro, dança, produção partilhada do conhecimento, estudos da deficiência, luta antimanicomialResumo
Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”, do Projeto Paratodos/UFRJ, apresentado por skype no “Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea” (UFRN, Natal, dezembro/2014), acrescido dos principais desdobramentos dessa criação desde então. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em realização artística e demais produções: eventos acadêmicos, material audiovisual e este artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade
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