“Leonídia: ela é doida?”; Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i2.9534Palavras-chave:
teatro, dança, produção partilhada do conhecimento, estudos da deficiência, luta antimanicomialResumo
Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”, do Projeto Paratodos/UFRJ, apresentado por skype no “Seminário Internacional Corpos Diferenciados na Arte Contemporânea” (UFRN, Natal, dezembro/2014), acrescido dos principais desdobramentos dessa criação desde então. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em realização artística e demais produções: eventos acadêmicos, material audiovisual e este artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade
Downloads
Referências
AMARANTE, Paulo (coord). Loucos pela Vida. A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 2a edição. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
BAIRON, Sergio. Lazaneo, Caio. Produção Partilhada de Conhecimento: do filme à hipermídia. Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Ed. Annablume, 2002.
FERREIRA, Marcos Ribeiro; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Deficiência física e inserção social: a formação dos recursos humanos. Caxias do Sul: Ed. da Fundação Universidade de Caxias do Sul: 1984.
FRAGA, Myriam. Leonídia: a musa infeliz do poeta Castro Alves. Salvador: Casa de Palavras, 2002.
LIMA, André Meyer Alves. A poética da deformação na dança contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Monteiro Diniz, 2004.
LOBO, Lilia Ferreira. Infames da História; os Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
MARTINS, Bruno Sena; FONTES, Fernando; HESPANHA, Pedro; BERG, Aleksandra. Emancipação dos Estudos da Deficiência. Revista Crítica de Ciências Sociais. 2012 (p. 45-64)
PACHECO, Lilian. A Pedagogia Griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas , São Paulo:USP. ano 2 n.3. set 2014/mar 2015. p. 22-99.
PERES, Marta Simões. Paratodos. Diversidade, dança e saúde. in Ferraz, Wagner e Mozzini, Camila. Estudos do corpo: encontros com arte e educação. Porto Alegre: Indepin, 2013
PERES, Marta. Justino, Gessica. Corpo Humano e Danças Brasileiras/jongo. uma proposta didática com teoria e prática. Artefactum - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia. Rio de Janeiro, n. 1. fev, 2015.
ROMAN, Artur Roberto. O conceito de Polifonia em Bakhtin. O trajeto polifônico de uma metáfora. Letras, Curitiba, Ed UFPR. n. 41-42. p 207-220. 1993.
SAUR, Ellen; JOHANSEN, Oddbjørn. Stepping into the unknown – welfare, disability, culture and theatre as an opportunity for equality? Research in Drama Education. Vol. 18 (3). 2013.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. Uma prática corporal. Rio de Janeiro: Caioá, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.